Depois de semanas de alta, o preço do bitcoin teve baixa hoje, caindo cerca de 6%. Em relatórios não confirmados são de que reguladores chineses poderão tomar medidas para restringir as atividades de câmbio doméstico.
Segundo a reportagem da Bloomberg, a fonte de notícias teria publicado um relatório detalhando de como as autoridades chinesas poderiam em breve, proibir as trocas domésticas de bitcoin de mover certos volumes de bitcoin e outras moedas digitais no exterior.
As alegações do artigo, são preocupações de que traders de bitcoin possam comprar bitcoin em exchange local e vender no exterior, evitando assim as regras do câmbio estrangeiro.
No entanto, o artigo em questão não estava disponível on-line, embora tenha sido citado por outras fontes de notícias, incluindo Sina e ZeroHedge.
Os declínios dos preços começaram às 13:00hs (horário de Brasília), aparentemente coincidindo com a propagação da notícia em toda a mídia social. O preço flutuaria desordenadamente ao longo do dia de negociação, subindo para um máximo de US $ 744 e caindo para um mínimo de US $ 677.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Mas dada a incerteza a respeito da notícia, alguns analistas disseram que o mercado era provável usar os relatórios como uma oportunidade de capitalizar em um pânico de mercado pendente.
Tuur Demeester, da Adamant Research, disse à CoinDesk:
É uma daquelas coisas onde um artigo de notícia é realmente apenas uma desculpa para que os comerciantes vendam em vez de comprar.
Outros analistas relataram que o comportamento similar era provável dado que as notícias falsificadas sobre a China, foram usadas frequentemente como a maneira de incentivar a atividade especulativa do mercado.
Esses comentários relembram o auge da subida dos preços da bitcoin em 2013, quando a notícia de que a China talvez “banisse” a moeda digital provocou declínios acentuados no mercado.
A China é efetivamente uma caixa preta para nós aqui. – Chris DeRose, anfitrião de um podcast popular do bitcoin, recordado.