Segundo a edição do dia 10 de março da Revista da Propriedade Industrial (RPI), a Positivo recebeu a patente que, dentre outras coisas, envolve um software que é uma “plataforma de negociação para comercialização de criptomoedas, tokens de blockchain e outros ativos digitais”.
A patente ainda envolve criação de carteira para criptomoedas, além de execução de transações por meio de contratos inteligentes em uma rede blockchain.
Ecossistema focado em blockchain
De acordo com a publicação feita na RPI, a Positivo está se envolvendo com tecnologia blockchain a fim de desenvolver um software que se comunica diretamente com a tecnologia. A primeira aplicação narrada na patente é, aparentemente, um software de base para uma exchange de criptomoedas:
“SOFTWARE BAIXÁVEL SOB A FORMA DE PLATAFORMA DE NEGOCIAÇÃO PARA COMERCIALIZAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS, TOKENS DE BLOCKCHAIN E OUTROS ATIVOS DIGITAIS; SOFTWARE DE COMPUTADOR, NOMEADAMENTE, PLATAFORMA ELETRÔNICA DE NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA PARA COMERCIALIZAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS, TOKENS DE BLOCKCHAIN E OUTROS ATIVOS DIGITAIS;”
Conforme o registro se aprofunda, começam a aparecer indícios de que talvez a Positivo pretenda criar sua própria rede blockchain. Além de mencionar suporte para uma carteira de criptoativos, outro trecho do registro aborda:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“SOFTWARE APLICATIVO DE COMPUTADOR PARA SEGURANÇA, AUTOMATIZAÇÃO, FACILITAÇÃO E ENCRIPTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES, PROCESSOS DE NEGÓCIOS, E TRANSAÇÕES FINANCEIRAS, UTILIZANDO SISTEMAS DE CONTRATOS INTELIGENTES, BLOCKCHAIN E TECNOLOGIA DE LIVRO RAZÃO DISTRIBUÍDO;”
O registro fala ainda sobre autenticação de contas, registro de transações e armazenamento de assinaturas eletrônicas baseados em blockchain. Ainda há menção à criação de uma comunidade em que arquivos e mensagens são trocados de forma criptografada, caracterizando um verdadeiro ecossistema.
De acordo com outro trecho do registro:
“SOFTWARE QUE PERMITE AOS USUÁRIOS CRIAR PERFIS E PARTICIPAR EM REDE SOCIAL NO CAMPO DAS TECNOLOGIAS BLOCKCHAIN E DE LIVRO RAZÃO DISTRIBUÍDO; SOFTWARE PARA USUÁRIOS REGISTRADOS NO CAMPO DE APLICATIVOS DESCENTRALIZADOS (DAPPS);”
Por meio do trecho acima, nota-se que a patente almeja até mesmo o registro de um “Reddit” voltado totalmente a temas envolvendo blockchain e tecnologias de registros distribuídos (DLT).
O CriptoFácil tentou contato com a Positivo para entender mais sobre o projeto, contudo, não recebeu retorno até o momento em que esta matéria foi publicada.
Leia também: Huawei prevê 10 tendências para o setor de energia em 2025 e destaca convergência entre 5G e blockchain