O mercado de criptomoedas está tomando forma em Portugal. Nesta semana, por exemplo, o banco central do país concedeu a primeira autorização da história para um banco tradicional transacionar criptomoedas, um marco importante para o mercado cripto no país.
O banco de investimentos Bison Bank, dono do antigo Banif, foi quem recebeu a autorização inédita para negociar criptoativos por meio da empresa Bison Digital Assets, conforme apurou a CNN Portugal.
Banco tradicional de Portugal oferece criptomoedas
Desde quinta-feira (14), a sucursal portuguesa do Bison Bank, instituição sediada em Hong Kong, pode oferecer aos clientes os mesmos serviços de um banco tradicional, mas adaptado ao universo dos ativos digitais.
Ainda segundo a CNN, a nova atividade do Bison Bank será aberta aos clientes do varejo e também aos institucionais. No entanto, o foco do banco serão os clientes com patrimônio elevado.
Entre outras coisas, a instituição financeira poderá oferecer serviço de conversão de criptomoedas por moedas fiduciárias. Ou seja, poderão converter Bitcoin (BTC) por euro, por exemplo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, poderá transacionar criptomoedas entre si, como por exemplo Bitcoin (BTC) por Ethereum (ETH).
Ainda, o Bison Bank será capaz de armazenar e depositar criptoativos em contas bancárias. E também poderá movimentar essas moedas digitais entre várias contas de seus clientes.
Bancos de Portugal que negociam criptomoedas
Embora seja o primeiro banco tradicional autorizado a negociar criptomoedas, o Bison Bank não é o único liberado para oferecer serviços com criptoativos. Na verdade, é a quinta entidade a poder exercer atividades relacionadas com ativos digitais.
Contudo, os outros quatro bancos aprovados pelo Banco de Portugal foram criados para negociar apenas criptoativos. Isto é, não negociam ativos tradicionais e criptoativos como o Bison Bank.
Os demais bancos que negociam cripto em Portugal são: Mind The Coin e Utrust – com sede em Braga –, Luso Digital Assets e Criptoloja – com sede em Lisboa –, que recentemente foi adquirida pelo grupo brasileiro 2TM, dono da exchange de criptomoedas Mercado Bitcoin.
Leia também: Vasil: conheça o novo hard fork da Cardano
Leia também: Corretores imobiliários vão vender casas no metaverso
Leia também: Análise com precisão histórica de 72% aponta qual será o preço do LUNA em 30 de abril