A Porsche, uma das maiores fabricante de carros esportivos de luxo e que pertence hoje ao Grupo Volkswagen, anunciou recentemente ter usado a tecnologia blockchain para angariar um empréstimo de US$170 milhões junto ao banco espanhol BBVA. Segundo um comunicado distribuído à imprensa, esta é a primeira vez que uma operação do tipo, destinada à aquisição, é feita usando a tecnologia DLT.
Os empréstimos com prazo de aquisição são fornecidos para um propósito e período específicos. Neste caso, a Porsche busca expandir sua rede de distribuição de varejo na Europa e na Ásia. Frank Hoefnagels, chefe do setor de investimento corporativo do BBVA na Alemanha, está “orgulhoso” de trilhar este novo caminho com blockchain junto a um antigo parceiro.
“Esta transação mostra todo o potencial em usar a tecnologia blockchain na interação prática com nossos clientes”, aponta Hoefnagels.
Para o executivos, após numerosos pilotos no setor, a expectativa agora é ver mais casos reais de uso de blockchain. O BBVA espera usar a blockchain para automatizar os processos de negociação e minimizar os riscos operacionais, além de melhorar a experiência do cliente. O banco planeja avançar em direção a um modelo de financiamento “Faça você mesmo” (DIY) para seus clientes empresariais e corporativos.
“A tecnologia blockchain também garante a rastreabilidade e a imutabilidade, tornando o processo de documentação mais seguro e transparente.”
O BBVA acredita que esta última transação demonstra como as novas tecnologias podem “dar um salto de eficiência nos mercados financeiros”, algo que mais uma vez forma a base da promessa da blockchain. Já Dominik Paschinger, gerente de filial da Porsche Corporate Finance na Bélgica, disse que a “digitalização” é uma parte fundamental da “estratégia 2025 da Porsche Holding” e que “o objetivo é avançar em todos os campos de atividade”.
“Achamos que a tecnologia blockchain tem um grande potencial”, finaliza.