Todos os entendidos do mercado financeiro são unânimes – os indicadores financeiros são fundamentais para um bom planejamento estratégico. Mas, o que são na verdade os indicadores financeiros e porque estes são tão importantes. Veremos exatamente isso neste artigo.
O que são indicadores financeiros?
Indicadores financeiros são ferramentas estratégicas que oferecem dados importantes para que negociantes possam tomar decisões baseados neles, existindo indicadores considerados obrigatórios em uma análise técnica.
De modo geral, os indicadores financeiros têm como objetivo o alcance dos seus objetivos de negociação, permitindo o acompanhamento preciso dos resultados de determinado ativo, como é o caso do Bitcoin.
Indicadores essenciais no trade de criptomoedas
Quando analisa o mercado de criptomoedas e encontra informações como ‘Bitcoin salta para o próximo nível de resistência’, fica confuso e não sabe do que estão falando? Saber identificar os indicadores de suporte e resistência são dos pontos mais importantes para os negociadores de day trade.
Se você é, ou deseja ser um trader de criptomoedas, ou simplesmente deseja entender mais sobre análise técnica, precisa de entender dois indicadores essenciais – suporte e resistência.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A melhor analogia é imaginar os limites da sua casa, como o teto sendo o limite superior e o chão o limite inferior, ao jogar uma bola você sabe que ela não passará nem do chão nem do teto, exatamente como o suporte e resistência que funcionam como bloqueios do movimento do preço dos ativos, como as criptomoedas.
O que isso significa na prática?
Estes limites de negociação podem durar mais ou menos tempo, mas são ótimos indicadores de como o preço de determinado ativo será negociado, já que é mais difícil o preço ultrapassar os limites do suporte e da resistência, dando a possibilidade dos traders negociarem neste intervalo, com potencial segurança.
Para entender melhor como funciona, no caso do suporte os compradores irão, geralmente, continuar a comprar a determinado preço, uma vez que o ativo é percebido como subvalorizado. Isto irá acontecer até que toda a sua demanda seja absorvida pelo mercado, logo na prática, se comprar neste momento terá a expetativa de que o preço irá subir no futuro, já que conseguem enxergar, graças ao indicador de suporte de que o preço dificilmente irá baixar ainda mais.
Existe uma concentração de pressão de compra – o suporte, que origina um fundo temporário do preço.
No caso da resistência, dá-se o mesmo raciocínio, mas para o limite superior. Neste caso, determinado ativo está sendo supervalorizado de modo que os vendedores estarão tentando tirar vantagem. A expetativa é que no futuro o preço irá baixar, já que dificilmente irá subir ainda mais devido à resistência. O objetivo aqui é vender posições com o objetivo de conseguir lucrar.
Porque é tão importante entender estes indicadores
Primeiro é necessário ter em mente que estes suportes e resistências não duram para sempre e serão, em determinado momento, absorvidos pelo mercado. Contudo, são importantíssimos para auxiliar os traders de quando será a melhor altura de entrar em jogo ou sair dele.
Mas, atenção a análise técnica é algo bastante complexo e exige não só um estudo contínuo como pode inclusive ser interessante você treinar em plataformas de negociação em modo de demonstração, que algumas corretoras disponibilizam para entender na prática como estes indicadores se comportam.
No sentido de entender melhor todos estes conceitos, pode ser igualmente interessante apostar num aumento da literacia financeira para conseguir identificar os acontecimentos que possam influenciar o comportamento dos mercados, incluindo o das criptomoedas, e conseguir antecipar esse mesmo comportamento a seu favor.
Ao dominar bastante bem estes dois conceitos, passa a ser bastante visível para si identifica-los quando observa um gráfico, uma vez que estes estão bem marcados, e negociar dentro destes níveis, ou até avançar com novas estratégias de trading baseando-se também com estes indicadores que, entretanto, você já domina.
Aviso: este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo
Leia também: De 2017 a 2022: Conheça a trajetória da CoinEx
Leia também: O que são fan tokens de futebol e como funcionam?
Leia também: CoinEx comemora seu 5º aniversário: simplificando sua negociação de cripto