Em abril deste ano, as criptomoedas e o mundo da pornografia tiveram um grande encontro. O site canadense Pornhub, maior site pornô do mundo, anunciou uma parceria com a criptomoeda Verge e passou a receber pagamentos por meio da criptomoeda.
O que prometia ser uma revolução, no entanto, ainda não decolou. De acordo com o Pornhub, as criptomoedas representam menos de 1% dos pagamentos feitos no site. A opção de pagamento com a Verge foi anunciada em abril e efetivada em agosto.
Baixa adoção
Em um e-mail para o site Hard Fork, o Pornhub revelou que, atualmente, as criptomoedas representam “menos de 1% das compras feitas” na plataforma. A empresa não compartilha a fatia de seus usuários que pagam pelo serviço premium, o que não nos permite saber os números exatos dos assinantes que usaram criptomoedas. Porém, seu site atraiu 28,5 bilhões de visitas no ano passado em números absolutos.
Mesmo com a baixa penetração das criptomoedas, o Pornhub continua otimista em relação ao futuro da tecnologia.
“Dito isso, esperamos ver a adoção generalizada das criptomoedas e da blockchain em nosso site num futuro próximo”, acrescentou um porta-voz.
O anúncio do Pornhub em abril veio através de um vídeo intitulado “The Future Has Cum“. Na época, o comunicado destacou a união da indústria pornô com tecnologias inovadoras.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A história provou que a indústria de entretenimento adulto desempenha um papel crítico na adoção e disseminação de tecnologias inovadoras. Vimos isso com o surgimento do VHS, Betamax, com a introdução de pagamentos por cartão de crédito e, mais recentemente, óculos de realidade virtual. Esperamos ver a adoção generalizada de criptomoedas e blockchain em breve”, disse o comunicado.
O baixo percentual de pagamentos, porém, indica que essa “adoção generalizada” pode demorar mais do que o esperado para acontecer. Mesmo assim, a empresa mantém seu otimismo e tem novos planos.
Um deles é implementar pagamentos baseado no Ethereum PumaPay, serviço de pagamento baseado em Ethereum. Um porta-voz do Pornhub não forneceu um cronograma claro para a implementação, mas o PumaPay afirma que a integração entrará em operação no primeiro trimestre de 2019.