O Bitcoin é uma moeda digital totalmente descentralizada que permite a transferência de valores sem a necessidade de um intermediário como, por exemplo, um banco ou algum órgão regulatório.
Criado em 2009 por uma pessoa ou grupo de pessoas sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, a emissão do ocorreu por meio de um processo chamado mineração. O processo envolve a resolução de problemas matemáticos utilizando poder computacional. A oferta de Bitcoin é limitada em apenas 21 milhões de unidades. Isso torna o Bitcoin uma criptomoeda totalmente escassa tendo em vista a demanda crescente que o mesmo possui.
As transações realizadas usando Bitcoin são registradas em um registro público, permanente e descentralizado chamado de blockchain. Isso garante a transparência e segurança do ecossistema. Afinal, cada transação é validada por uma rede de computadores espalhada por todo o mundo.
O Bitcoin hoje é utilizado para diversos fins, podendo ser usado para fazer compras online, enviar dinheiro para qualquer pessoa no mundo e até mesmo adquirir imóveis ou automóveis, por exemplo.
O que é uma reserva de valor
Uma reserva de valor é um ativo que as pessoas utilizam para armazenar riqueza visando o longo prazo. Ou seja, é algo que se espera mantenha o seu valor ao longo do tempo e não o perca com inflação ou desvalorização.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Uma reserva de valor é uma forma de se proteger contra a inflação e a desvalorização de uma moeda. Ao manter uma reserva de valor, as pessoas esperam que seu dinheiro se mantenha ou até mesmo aumente seu valor ao longo do tempo, em vez de perder o poder de compra devido à inflação e outros fatores econômicos.
Por exemplo, o ouro é frequentemente usado como reserva de valor. Isso porque tem sido valorizado ao longo da história e é relativamente escasso. Da mesma forma, algumas pessoas usam moedas estrangeiras ou até mesmo investem em imóveis como uma forma de proteger seus valores no longo prazo.
Como o ouro se tornou uma reserva de valor
O ouro se tornou uma reserva de valor ao longo da história devido à sua raridade, durabilidade e também sua imensa beleza. Ele foi utilizado como dinheiro durante muitos séculos e em diversas culturas, pois é possível transportar e manter em segurança.
Além disso, o ouro não pode ser facilmente produzido em grande quantidade, o que significa que sua oferta é limitada, o que aumenta o seu valor. Ao longo do tempo, o ouro se tornou um símbolo de riqueza e poder. Desde então, muitas pessoas passaram a usar o metal como forma de proteger suas economias.
Atualmente, o ouro continua sendo uma reserva de valor popular em todo o mundo. O metal é frequentemente usado como investimento em momentos de incerteza econômica.
Em 2019, como forma de facilitar o acesso ao investimento em ouro, a empresa Paxos criou a criptomoeda Pax Gold (PAXG). Seu objetivo é representar o valor de uma onça troy de ouro físico. Ou seja, cada unidade dessa criptomoeda é garantida por ouro físico nas reservas da empresa.
Desde então, muitas pessoas que não tinham acesso a investir em ouro físico por exigir um alto valor, puderam ter acesso ao ouro de forma digital.
O Bitcoin é uma reserva de valor?
O Bitcoin tem sido considerado uma reserva de valor por muitas pessoas devido às suas características que são bem semelhantes às do ouro, como por exemplo a escassez e a divisibilidade. Como o Bitcoin tem uma oferta limitada em 21 milhões de unidades, ele é considerado escasso e valioso. Além disso, pode ser fracionado em até 8 casas decimais (0.00000001 BTC, por exemplo).
Essa narrativa fica ainda mais forte quando comparamos a adoção do ouro com a adoção do Bitcoin. Desde a sua criação, se olharmos para o longo prazo, vemos que o Bitcoin só se valorizou cada vez mais.
Todavia, é importante lembrar que o preço do Bitcoin é altamente volátil e pode flutuar significativamente em um curto período de tempo, o que pode torná-lo arriscado como uma reserva de valor. Inclusive, a regulamentação em torno do Bitcoin ainda não é clara em muitos países, o que pode aumentar a incerteza e a volatilidade do seu preço.
Quais as diferenças entre o Bitcoin e o Ouro
O Bitcoin e o ouro são dois ativos que são frequentemente comparados como forma de reserva de valor. Contudo, mesmo que muitas características deles sejam semelhantes, eles ainda possuem algumas diferenças, dentre elas a própria escassez, já que o ouro é um recurso natural escasso, enquanto o Bitcoin tem um suprimento limitado de 21 milhões de unidades.
Todavia, o ouro é mais facilmente quantificável em termos de suprimento disponível. Enquanto isso, o Bitcoin é mais complexo devido às recompensas de mineração por bloco que diminuem a cada halving, incluindo também às unidades perdidas.
A durabilidade é outro diferencial, já que o ouro é um metal precioso que é físico e durável. Já o Bitcoin é uma criptomoeda digital, a durabilidade do Bitcoin depende das tecnologias subjacentes.
Portabilidade e volatilidade são outros diferenciais. Isso porque o Bitcoin é altamente portátil e pode ser enviado para qualquer lugar do mundo em questão de minutos. O ouro, por outro lado, é mais difícil por ser necessário um transporte adequado a depender da quantidade. Quanto à volatilidade, o preço do Bitcoin é altamente volátil, enquanto o ouro é relativamente estável.
Por fim, a regulamentação. O ouro é um ativo regulamentado que é negociado em mercados financeiros regulamentados, enquanto a regulamentação em torno do Bitcoin ainda é incerta em diversos países.
Vale a pena investir em Bitcoin?
O Bitcoin é basicamente um meio de pagamento semelhante ao real, dólar ou euro. No entanto, sua estrutura é completamente descentralizada, o que confere grande segurança a este ativo. Além disso, o Bitcoin pode ser transferido de uma carteira no Brasil para qualquer lugar do mundo em poucos minutos, ao contrário das moedas fiduciárias que envolvem processos burocráticos.
Outro fator que aumenta a segurança deste ecossistema é o uso da Blockchain, uma tecnologia altamente segura adotada por inúmeros projetos no mundo cripto.
O Bitcoin possui um futuro promissor, uma vez que grandes empresas e até mesmo países têm adotado este ativo. E futuramente, o Bitcoin pode estar ainda mais presente em nosso cotidiano.
Se comparado a anos atrás, o Bitcoin ainda não tinha um espaço tão grande no mercado como tem hoje, inclusive, era mais difícil comprar Bitcoin. Atualmente, comprar Bitcoin se tornou mais facilitado e democrático, o que significa que qualquer um pode adquirir. A forma mais fácil e confiável de comprar bitcoin é através de uma corretora de criptomoedas.
Dessa forma, embora o Bitcoin seja uma excelente opção de investimento, é importante não ser excessivamente ambicioso, gerenciando adequadamente sua carteira de investimentos e diversificando-a para reduzir os riscos e maximizar seus ganhos.