Donald Trump definiu o dia 16 de setembro para o lançamento da World Liberty Financial, sua nova plataforma de finanças descentralizadas (DeFi). Trump descreveu o projeto anteriormente como um sistema de empréstimos e financiamentos baseado em criptomoedas. A notícia veio após especulações anteriores e declarações vagas sobre o projeto, que agora teve mais detalhes revelados.
Em um vídeo publicado na plataforma X (antigo Twitter), Trump confirmou a data do lançamento do projeto. Além disso, convidou o público para um evento no Twitter Spaces no mesmo dia, onde afirmou:
“Estamos abraçando o futuro com criptomoedas e deixando para trás os grandes bancos lentos e ultrapassados.”
De acordo com o white paper divulgado recentemente, a World Liberty Financial oferecerá aos usuários uma carteira digital para armazenar dinheiro, um sistema de contas de crédito e opções de empréstimos baseados em stablecoins.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, a plataforma permitirá investimentos em criptomoedas por meio de seus tokens nativos. Também incluirá uma moeda de governança, embora os detalhes sobre essa última ainda sejam escassos.
Plataforma DeFi de Trump
A plataforma terá um foco especial no uso de stablecoins atreladas ao dólar americano dentro do espaço DeFi. De acordo com o comunicado da World Liberty Financial, o objetivo do projeto é “tornar as criptomoedas e os Estados Unidos grandes, promovendo a adoção massiva de stablecoins e das finanças descentralizadas”.
A empresa explicou que pretende distribuir essas stablecoins globalmente para manter a dominância do dólar e fortalecer a liderança financeira dos EUA no mundo.
A World Liberty Financial também anunciou uma parceria com o protocolo DeFi Aave, indicando que a plataforma pode ser construída na blockchain Ethereum. A equipe envolvida no projeto afirmou que está “trabalhando com a Aave, colaborando para criar uma plataforma que estabeleça novos padrões e avance o setor de finanças descentralizadas.”
Além disso, a segurança será uma prioridade para o projeto. De acordo com o anúncio, “especialistas de segurança de alto nível” revisarão o código da plataforma para garantir que as melhores práticas sejam seguidas.
Reações mistas
Apesar da empolgação de alguns em torno do lançamento, as reações têm sido mistas. Alguns apoiadores de Trump veem a iniciativa como um passo audacioso para alinhar os EUA ao futuro das finanças globais. No entanto, críticos questionam o momento escolhido para o lançamento. Afinal, a plataforma vai estrear apenas 50 dias antes da eleição presidencial. Há preocupações de que isso possa desviar o foco da campanha de Trump.
Nic Carter, parceiro da Castle Island Ventures e apoiador de Trump, demonstrou reservas em relação ao projeto. Ele chamou a iniciativa de um “grande erro”:
“Parece que o círculo interno de Trump está apenas tentando lucrar com a recente aproximação dele ao mundo das criptomoedas de uma maneira um tanto ingênua. Francamente, parece que estão queimando muito do apoio que foi conquistado até agora com a indústria.”
A mudança de postura de Trump em relação às criptomoedas, de cético a apoiador, tem conquistado o apoio da comunidade cripto, especialmente após ele prometer que apoiaria o setor caso fosse reeleito em novembro.