A Openbazaar (OB1), plataforma de e-commerce baseada em blockchain, anunciou um novo recurso chamado Haven Privacy, um aplicativo que será implementado no principal software da empresa.
Segundo o portal Bitcoin.com, o projeto foi anunciado pela primeira vez na Conferência Norte-Americana de Bitcoin (TNABC, na sigla em inglês), realizada em Miami, na última quinta-feira, 17 de janeiro, quando o fundador da Openbazaar Brian Hoffman revelou o novo serviço para a multidão. A equipe do Openbazaar chama o Haven Privacy de “super-aplicativo” porque oferece aos usuários a capacidade de conversar com outros membros de uma maneira criptografada, além de permitir a compra e envio de criptoativos de forma privada. Os novos recursos estarão disponíveis em breve para os aplicativos da Openbazaar (iOS e Android), juntamente com a implementação completa do nó da plataforma.
“Ao contrário dos aplicativos principais, a privacidade é o cerne de tudo o que o Haven oferece e quando você usa o Haven, seus dados realmente pertencem a você. Eles são criptografados e armazenados diretamente em seu dispositivo móvel”, explica o site da iniciativa.
A mensagem da OB1 adiciona:
“Acreditamos que a privacidade e o dinheiro privado são um direito humano fundamental. Pegue de volta a sua privacidade.”
Dois anos de trabalho
Neste momento, os usuários da Openbazaar têm que esperar que a empresa libere a privacidade do Haven, mas eles podem se inscrever para informações de lançamento, registrando-se para o boletim informativo dedicado ao novo serviço. O primeiro funcionário da OB1 Mike Wolf explicou aos seus seguidores no Twitter que o novo aplicativo é um “fator de mudança” e que o projeto levou mais de dois anos para ser construído.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Wolf também observou que há um nó completo da Openbazaar embutido na plataforma Haven Privacy. Washington Sanchez, da Openbazaar, também detalhou como estava empolgado ao revelar a nova rede social descentralizada Haven Privacy.
“O lançamento da versão beta privada está prevista para a segunda-feira (21); já o beta aberto será lançado pouco depois”, disse Sanchez aos seus seguidores no Twitter.
O anúncio da Openbazaar segue na esteira do aumento de fraudes, censura e imitação nas gigantes redes de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram. Muitos usuários foram banidos e censurados por expressarem opiniões controversas nessas essas plataformas. Em resposta a essas ameaças, houve uma série de tentativas de mídia social como Memo e Honest Cash, que foram lideradas por desenvolvedores do Bitcoin Cash (BCH).
O aplicativo da Openbazzar, no entanto, é muito mais parecido com a plataforma de mídia social Hivr, que também oferece aos usuários registrados um lugar para postar conteúdo, dicas (BCH ou BTC) e conversar uns com os outros usando um sistema de mensagens instantâneas. Embora a base de usuários do Hivr seja muito pequena, a Openbazaar deve ser capaz de alavancar seus usuários existentes para ajudar sua plataforma social a ganhar força.
Leia também: AT&T quer rastrear dados de usuários nas redes sociais por meio da blockchain