O “efeito SEC” segue impactando o mercado de criptomoedas, incluindo o do Brasil. A Xtage, plataforma de negociação de criptomoedas da XP, informou que vai remover três ativos digitais que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) classificou como valores mobiliários: Solana (SOL), Polygon (MATIC) e Cardano (ADA).
A classificação da SEC significa que as plataformas que oferecem esses ativos aos seus clientes precisam de autorização para negociar valores mobiliários. Embora isso seja válido para os Estados Unidos, parece que a XP preferiu “prevenir” e deslistar os ativos.
Xtage da XP deslista Solana, Cardano e Polygon
A empresa segue os passos de plataformas com operações nos EUA como eToro, Robinhood e a própria Binance.US – subsidiária da Binance nos EUA – alvo da SEC em processos recentes.
Em um comunicado aos usuários, a XP disse que as negociações das três criptomoedas estão suspensas a partir desta quarta-feira (28):
“Em razão das recentes manifestações da Securities and Exchange Commission (SEC), acerca de determinados criptoativos negociados em exchanges americanas, informamos que decidimos suspender, a partir de 28/06/2023 e por tempo indeterminado, as compras dos criptoativos Polygon (MATIC), Solana (SOL), e Cardano (ADA).”
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A XP ressaltou ainda que os clientes que possuem as criptomoedas em sua carteira podem vendê-los sem problemas. Ou seja, só não será mais possível comprar esses ativos a partir desta quarta.
Por fim, a XP informou que seguirá acompanhando “as discussões sobre o tema” e fará um novo comunicado a seus usuários em casos de novidades.
As três criptomoedas tiveram perdas expressivas desde que a SEC as classificou como valores mobiliários. A Solana, por exemplo, acumula uma desvalorização de quase 20% nos últimos 30 dias. Enquanto isso, Polygon (MATIC) já recuou 27,8% neste mesmo período. Com a Cardano (ADA) isso não foi muito diferente e a criptomoeda já acumula perdas de 24,7% nos últimos 30 dias.
Sobre a Xtage da XP
A XP lançou a plataforma de cripto Xtage em agosto de 2022, conforme noticiou o CriptoFácil. Inicialmente, a plataforma permitia aos clientes realizar a compra de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH), depois foi acrescentando as demais criptomoedas, incluindo Solana, ADA e MATIC, a fim de “complementar o portfólio”.
No entanto, a Xtage não permite o depósito nem o saque das criptomoedas, apenas a compra com reais. O modelo segue o mesmo aplicado pela XDEX, primeira tentativa da corretora neste mercado, que encerrou as operações em 2020.