Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Plataforma blockchain vai rastrear o gado no Pará

  • Por Lorena Amaro
  • - 17/03/2020
  • às 14:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Plataforma blockchain vai rastrear o gado no Pará

A iniciativa governamental britânica Partnerships for Forests (P4F), apoiada pelo governo do Pará, irá desenvolver uma plataforma baseada em blockchain com o objetivo de rastrear os fornecedores de gado indiretos no estado, onde o Ministério Público Federal (MPF) fez os primeiros Termos de Ajuste de Conduta (TACs) da Carne, em 2009. A tecnologia blockchain será utilizada para preservar o sigilo de cada elo da cadeia produtiva de bovinos. Isso inclui tanto frigoríficos e produtores quanto o próprio governo.

A ideia do projeto é cruzar os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), da Guia de Trânsito Animal (documento oficial para transporte de animal no Brasil) e de pecuaristas que desejem fornecer suas informações voluntariamente em troca de auxílio para resolver seus passivos.

Até maio de 2020, a expectativa é que 300 imóveis rurais – que levem a quatro produtores indiretos – sejam incluídos na plataforma. No total, estima-se que 1,4 mil produtores indiretos sejam cadastrados, o que seriam responsáveis por uma movimentação média de 1 milhão de cabeças de gado por ano.

Força-tarefa pra resolver problema dos indiretos

De acordo com a matéria do Valor Econômico, a P4F atuará em um consórcio envolvendo a startup mineira focada na rastreabilidade da cadeia produtiva de alimentos Safe Trace, a organização internacional sem fins lucrativos The Nature Conservancy Brasil (TNC) e a organização ambiental Amigos da Terra.

Para resolver o problema dos fornecedores indiretos, o governo do Pará vai destinar R$ 92 milhões, oriundos da Operação Lava-Jato, para ações de fomento, fiscalização e regularização. De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, o programa terá caráter desenvolvimentista:

“Trazer o pessoal para a legalidade e incentivar a eficiência são nossas metas”, disse Almeida.

Segundo Luiz de Almeida, da P4F, o piloto será testado em São Félix do Xingu e sudeste do Pará e espera-se que o modelo seja replicável para todo o Estado e outras regiões.

Segundo Francisco Fonseca, coordenador de pecuária sustentável da TNC, o desafio dos indiretos está atrelado aos pequenos produtores, que utilizam áreas desmatadas como assentamentos com pouquíssima tecnologia. Sobre a dificuldade para rastrear o gado individualmente, Fonseca afirmou:

“Chegamos, inclusive, a tentar rastrear os animais usando brincos e bólus [equipamentos eletrônicos colocados no rúmen do boi], mas sem sucesso por conta do custo-benefício e das extensas áreas na Amazônia.”

Outra necessidade, segundo Fonseca, é uma política de regularização ambiental para pequenos produtores, sem a qual a exclusão social se torna um problema de grandes proporções.

“Ter um banco de dados e montar uma lista suja sem a aderência do produtor nunca foi a solução. É preciso batalhar pela reinserção dele na cadeia”, afirmou Fonseca.

Leia também: Sistema em blockchain na Argentina registra documento falso com dados do Coronavírus

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.