Uma plataforma blockchain construída pela Vakt Global, um consórcio criado por grandes empresas como a Shell e a BP, foi lançado para trazer novas eficiências para o comércio de commodities de energia.
De acordo com um tuíte da empresa nesta quinta-feira, 29 de novembro, a plataforma agora está pronta para facilitar o comércio de petróleo bruto entre empresas de commodities, alegando ser a solução de blockchain de “primeira classe empresarial” dentro do mercado de petróleo e gás.
“Nossos cinco investidores dentro do mercado BFOET agora estão ativos na plataforma VAKT!”, diz o tuíte. O mercado BFOET inclui cinco campos de petróleo bruto do Mar do Norte – Brent, Forties, Oseberg, Ekofisk e Troll. A empresa planeja expandir para outros mercados no próximo ano.
A plataforma blockchain visa ajudar as empresas de comercialização a substituírem a documentação baseada em papel por contratos inteligentes. Ao automatizar partes do processo, espera-se que o movimento ajude as empresas a cortarem custos, reduzirem erros e tornarem os processos pós-negociação mais eficientes.
A “primeira linha de código foi escrita apenas em maio deste ano”, informou a VAKT Global em um post no LinkedIn, acrescentando que, juntamente com seus parceiros Deloitte e IT ThoughtWorks, conseguiu entregar este projeto “dentro do prazo e do orçamento”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O consórcio foi formado há um ano este mês. Além da Shell e da BP, outros membros incluem a Statoil, empresa norueguesa de energia, e tradings como Gunvor, Koch Supply & Trading e Mercuria, e bancos como o ABN Amro, ING e Societe Generale.
Com o tempo, o empreendimento pretende “liderar a migração de todas as formas de dados de transação de energia para a blockchain, melhorando a qualidade dos dados, reforçando ainda mais a segurança e aumentando a velocidade de assentamentos em toda a indústria, reduzindo o custo para os participantes dela”, disse Vakt.