Larry Cermak é o chefe de pesquisa do portal The Block. Por meio de seu Twitter, Cermak acusou a Binance de usar a distração com o halving do Bitcoin para listar um token controverso.
Segundo ele, a Binance tirou os tokens alavancados da FTX de seus pares de troca. A justificativa de Changpeng Zhao, CEO da Binance, foi “proteger os usuários”.
Contudo, no dia 11 de maio – durante as transmissões sobre o halving do BTC – a Binance listou seus próprios tokens com a mesma finalidade.
Tokens alavancados
A FTX é uma exchange de produtos derivativos de criptoativos. A plataforma foi pioneira na introdução dos tokens alavancados, emitidos por ela no padrão ERC20.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Um token alavancado dá exposição a uma posição de alavancagem, sem passar pelo trâmite de fazê-lo. Por exemplo, um token com alavancagem em 3x do BTC corresponderá à movimentação do criptoativo ampliada.
Caso o Bitcoin valorize 1%, o token valorizará 3%; entretanto, em caso de uma queda de 1%, o token também declinará 3%.
No fim de março deste ano, a Binance tirou tais tokens da FTX de sua lista. Conforme publicado por Zhao à época, os usuários não entendiam como os tokens funcionavam. Desta forma, a exchange acreditou ser melhor retirar os tokens alavancados para “proteger os usuários”.
Porém, a Binance listou seus próprios tokens alavancados. Segundo o blog oficial da exchange, os tokens BTCUP e BTCDOWN possuem uma alavancagem que varia entre 1,5x até 3x.
Relistagem controversa
Em seu Twitter, o chefe de pesquisa do The Block publicou:
So are we not going to talk about Binance quietly listing their own leveraged tokens a month and a half after delisting FTX's leveraged tokens? Are we not going to talk about CZ claiming it was because he wanted to protect users? pic.twitter.com/e5DJssaks8
— Larry Cermak (@lawmaster) May 12, 2020
“Nós não vamos falar sobre a Binance listar de forma sorrateira seus próprios tokens alavancados, um mês e meio após tirar os tokens da FTX? Nós não vamos falar sobre CZ [como Zhao também é conhecido] alegar que isso foi feito porque ele queria proteger os usuários?”
A listagem dos tokens alavancados da Binance ocorreu no mesmo dia do halving do Bitcoin. Cermak acusou a exchange de escolher a data propositalmente, a fim de abafar críticas.
A exchange justificou a listagem, afirmando ser uma “nova versão melhor”. Ademais, a Binance afirmou ainda que estes tokens “não contêm rebalanceamento forçado além do necessário”.
Após afirmar que “não consegue pensar em algo mais hipócrita”, Cermak conclui:
As expected, not only did Binance come out with their own token, they made it less transparent CZ style, which could really mess up the users as well. No surprise there https://t.co/nHxJW2SR0y
— Larry Cermak (@lawmaster) May 12, 2020
“Como esperado, não só a Binance listou seu próprio token, como também fizeram menos transparente no estilo do CZ. Isso pode bagunçar os usuários. Sem surpresas.”
Nos comentários da publicação da exchange sobre a listagem do token no Twitter, usuários criticaram duramente a ação da exchange.
Por fim, como sempre ocorre na “criptoesfera do Twitter”, não faltou espaço para piadas:
Leia também: Bitcoin reduz recompensas após passar pelo seu terceiro halving
Leia também: Binance está a procura de voluntários que falem português
Leia também: Binance lança nova aplicação para navegador Brave