A empresa de negociações P2P Paxful compartilhou com a Cointelegraph os resultados de uma pesquisa feita na Colômbia sobre a aceitação de criptomoedas entre a população. E os dados são surpreendentes: 86,5% dos colombianos estão familiarizados com criptomoedas e 80% estão dispostos a investir nessa classe de ativos.
Predominância entre os jovens
A pesquisa revelou ainda que pelo menos 50% dos entrevistados com idade entre 25 e 40 anos já investiram ou expressaram interesse em comprar criptomoedas como Bitcoin (79%), Bytecoin (5%) ou Ether (ETH) (3%). Pouco mais de 32% de todos os entrevistados já haviam realizado transações usando criptomoedas, enquanto 59% disseram acreditar que a sua adoção continuaria a crescer.
“O aumento do uso de criptomoedas está provavelmente ligado à uma geração hiperconectada que está constantemente à procura de opções que não só permitam acesso ilimitado aos seus ativos financeiros, mas também lhes dê a liberdade de fazer transações globais online de uma maneira simples”, afirmou a Paxful em sua análise.
Cerca de 86% disseram acreditar na necessidade de uma regulamentação específica para criptoativos na Colômbia. Enquanto isso, 91% dos entrevistados concordaram com a ideia de que esses ativos serão o futuro do comércio mundial.
Apesar desses resultados impressionantes e positivos, o impacto desses ativos como alternativa financeira foi muito menor. Apenas 20% dos entrevistados disseram que atualmente usam criptomoedas como uma alternativa ao sistema financeiro tradicional.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
À luz da turbulência política prolongada na vizinha Venezuela, a Colômbia anunciou neste verão um aumento na migração. Notavelmente, o volume negociado na plataforma P2P LocalBitcoins em ambos países segue em alta nos últimos meses.
Examinando o campo
Além da pesquisa da Paxful, relatórios semelhantes tem mostrado que a adoção das criptomoedas é uma tendência mundial.
Uma pesquisa realizada em 2019 revelou que 11% da população norte-americana possui Bitcoin, indicando que a propriedade do criptoativo é uma “mega-tendência demográfica” liderada pela geração mais jovem (na faixa etária de 18 a 34 anos). No entanto, 89% dos cidadãos dos Estados Unidos disseram ter ouvido falar da criptomoeda, independentemente de sua faixa etária.
Uma pesquisa mais recente – mais uma vez focada nos EUA – sugeriu que as criptomoedas são três vezes mais populares entre os millennials como um investimento de longo prazo do que entre pessoas da Geração X.
Em junho, uma pesquisa com um total de 13.434 entrevistados em 22 países indicou que 19% das pessoas em todo o mundo compraram criptomoedas e apenas 10% disseram não ter entendido completamente como elas funcionam.
Leia também: Pesquisa aponta que a adoção do Bitcoin cresce organicamente nos mercados emergentes