O futuro dos automóveis está, cada vez mais, dando sinais de que integrará a blockchain em grande escala. De acordo com um relatório publicado recentemente pela IBM, 62% dos executivos do setor automotivo dizem que a tecnologia será a força disruptiva na indústria até 2021.
A pesquisa foi produzida pelo IBM Institute for Business Value, um grupo de pesquisa da gigante de tecnologia, e apontou dados muitos interessante sobre as tendências para a conectividade nos veículos. As aplicações vêm sendo desenvolvidas hoje e podem representar uma mudança total de paradigma nas forma como nos relacionamos com nossos automóveis e, até mesmo, na organização social.
Segundo o levantamento, 95% das montadoras planejam fazer investimentos “de moderados a significativos” em blockchain nos próximos três anos. O documento, intitulado como “Daring to Be First”, diz que a blockchain pode revolucionar a indústria automobilística, trazendo transparência para o gerenciamento da cadeia de suprimentos e transações financeiras, entre outras aplicações.
“Milhares de peças vão para a montagem de um veículo. A incapacidade de rastrear e verificar as peças pode resultar em peças que não funcionam adequadamente quando estão integradas às outras. Questões de desempenho e insatisfação do cliente podem ocorrer”, diz a pesquisa.
Além do supply chain, os líderes da indústria acreditam que a engenhosidade dos sistemas de contabilidade distribuída reforçará o uso de contratos inteligentes, em diversas novas aplicações nos veículos, reformulando totalmente o conceito de “dirigir”. Os executivos do setor automotivo estão contando com a promessa da blockchain de transações seguras e rastreáveis e com maior transparência das informações.