Segundo o artigo publicado pela agência de notícias News BTC, O Instituto Americano de Pesquisa Econômica (AIER, na sigla em inglês), um instituto independente de pesquisa econômica que não representa fundos ou interesses especiais, informou que o Bitcoin, a maior criptomoeda do mercado, tem sido significativo e consistentemente menos volátil do que outros ativos digitais desde 2013.
Os pesquisadores apontaram que existem diversas de maneiras de medir a volatilidade de uma moeda ou de um ativo. Em seu estudo de criptomoedas, a equipe da AIER usou um método básico de observar o movimento diário dos preços do Bitcoin e de outros ativos digitais do mercado.
“Economistas e estatísticos medem a volatilidade de uma variável de várias maneiras. Escolhemos uma métrica simples: a variação percentual diária média no preço. Nós calculamos a média do valor absoluto dos retornos percentuais diários para cada criptomoeda e ano”, explicaram os pesquisadores da AIER.
Depois de comparar o movimento diário dos preços do Bitcoin (BTC), Litecoin (LTC), Ripple (XRP) e Bitcoin Cash (BCH) desde 2013, a AIER formou um banco de dados de movimento diário médio de preço de cada criptomoeda nos últimos cinco anos. Dado que o Bitcoin Cash estreou no final de 2017, o movimento de preços do ativo BCH foi incluído na análise desde setembro do ano passado.
De 2013 a 2018, o Bitcoin conseguiu demonstrar a menor taxa de volatilidade entre as quatro principais criptomoedas, que também foram menos voláteis em comparação com os pequenos ativos e tokens em valor de mercado.
“Pela nossa medida, em todos os anos, o Bitcoin é o menos volátil das cinco criptomoedas que estudamos (também analisamos os coeficientes de variação, uma medida mais técnica, que produziu resultados semelhantes). O Bitcoin atingiu o menor movimento diário médio de preço, menos de 2% em 2016, antes de subir novamente para níveis não vistos desde 2013”, observaram os pesquisadores.
Assim, as alegações da maioria dos analistas de criptomoedas de que o valor de mercado da maioria dos tokens de ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês) e pequenos projetos de blockchain são amplamente influenciados pelo Bitcoin e pelo Ethereum estão corretos até certo ponto, dado que BTC e ETH mostraram o menor nível de volatilidade e nível mais alto de estabilidade entre todas as criptomoedas no mercado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Dinheiro fiduciário apoiado pelo governo ou moedas de reserva como o euro, o iene japonês, a libra esterlina e o dólar dos EUA nunca haviam registrado um movimento diário de preço de mais de 10%. Em contraste, o Bitcoin registrou quase 20 dias por ano, com variações de preço de mais de 10%, enquanto Litecoin, Ripple e Ethereum registraram de 30 a 50 dias.
“Nenhum dos ativos de referência – euro, iene, libra ou ouro – teve um único dia desde 2013 com uma mudança na taxa de juros em USD maior que 10% (a maior mudança em um único dia foi uma queda de 8% na libra em relação ao dólar após o voto do Brexit)”, disseram os pesquisadores.