A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) surpreendeu o mercado ao reconhecer um pedido para criação de um ETF (fundo de investimento) baseado na Solana (SOL), uma das criptomoedas mais populares. A decisão indica uma possível mudança na postura do órgão, que antes só aprovava ETFs de Bitcoin e Ethereum.
Um ETF é um fundo de investimento que permite comprar ativos indiretamente, como ações ou criptomoedas, sem precisar guardá-los em uma carteira digital. Até agora, a SEC só havia aprovado ETFs de Bitcoin e Ethereum, alegando que eram “commodities” (bens de mercado, como ouro ou petróleo), e não “títulos” (investimentos que exigem registro rigoroso).
A novidade é que SEC mudou de opinião em relação a SOL. Antes o regulador não considerava o token como um “título registrado”. Dessa forma, o reconhecimento indica que agora a SOL é vista pela nova direção da SEC como um título registrado.
Esse pedido para um ETF de Solana é da Grayscale, que quer transformar seu fundo Grayscale Solana Trust, um fundo privado, em um ETF. Com isso, as ações do fundo estarão disponíveis em bolsas de valores, assim como ocorre com os ETF de Bitcoin.
Mudança de rumo
Sob o comando anterior (Gary Gensler), a SEC era mais rígida e rejeitava repetidamente pedidos de ETFs. Diante disso, o reconhecimento do pedido da Solana sugere que a agência pode estar revendo sua classificação de criptomoedas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, caso seja autorizado, a Solana será considerada uma “commodity”, como ocorreu com o Bitcoin, abrindo caminho para outros fundos de criptomoedas virarem ETFs, como, por exemplo, o Dogecoin Trust da própria Grayscale. Isso aumentaria a confiança de investidores tradicionais no mercado cripto.
Fato é que a aprovação de um ETF geralmente valoriza o ativo. Isso aconteceu em 2023, após anúncio de que os ETF de Bitcoin receberam autorização da SEC. Com isso, o preço do Bitcoin subiu cerca de 60% em apenas um mês.
Reconhecer não é aprovar
Vale destacar que o fato de a SEC ter reconhecido o pedido, não quer dizer que o aprovou. Reconhecer um pedido é apenas o primeiro passo, ainda que seja um passo muito importante. A partir desse momento, a SEC terá cerca de 240 dias para se manifestar em sentido positivo ou negativo.
Os órgãos reguladores aprovaram os ETFs de Bitcoin e Ethereum porque eles já contavam com mercados futuros (contratos de compra/venda a prazo) supervisionados. A Solana ainda não tem esse mercado nos EUA. Além disso, a SEC já questionou se a Solana tem reservas suficientes e transparência, como ocorreu com a Tether (USDT).