Na Rússia, um partido político candidato ao parlamento, pretende aceitar doações em Bitcoin.
O partido de crescimento – de orientação democrata libertário – estuda aceitar doações na famosa criptomoeda, que na Rússia ainda não é reconhecida como moeda legal em vigor. Assim foi dito por seu líder Titov Boris, que por sua vez é Comissário Presidencial pelos Direitos Empresariais da Rússia, e quer estabelecer com o seu partido um regime jurídico para as criptomoedas.
Segundo um relatório da Interfax, as declarações de Titov foram enfáticas na intenção do partido em encontrar novas formas de financiamento, incluindo esquemas de crowdfunding. O relatório apresenta que o partido limitará as doações apenas às pessoas completamente identificadas.
Desde já, vamos verificar que os doadores são russos e obedeceremos rigorosamente às exigências legais relativas aos partidos políticos, disse ele.
Em uma extensão das informações obtidas pela TASS, canal de propriedade estatal, o partido percebe que este esforço em favor da doação coletiva ajuda a promover a aceitação social das criptomoedas na Rússia, que conduzirá inevitavelmente a sua adoção formal no país.
A Rússia poderia superar a difícil situação econômica que tem vindo a sofrer e se tornar um país realmente próspero ao abrir a blockchain. – Tivot Boris
Essas declarações aparecem dois meses antes da Rússia realizar as eleições parlamentares, onde o Partido pretende ocupar o maior número de posições no órgão legislativo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Da mesma forma, cabe ressaltar a segunda proposta do partido, que é realmente inovadora: o Partido planeja utilizar a Tecnologia blockchain para facilitar o funcionamento das operações governamentais.
O partido observa que, o momento da admissão de dados para um bloco pode ser usado como prova em um tribunal.
A blockchain significa para mim uma transformação das relações entre o estado e a sociedade, entre as pessoas. Blockchain significa viver sem mentiras. – Tivot Boris
O partido defende que o governo deveria legalizar a mineração de criptomoedas e reconhecer os direitos de propriedade sobre o objeto “criptomoeda”, assim como rejeitar que se catalogue a bitcoin como um substituto do dinheiro e permitir o pagamento de bens, serviços e mão de obra com a moeda digital. A este respeito, o partido pretende alterar a lei de investimentos Estrangeiras para promover o investimento no país.
A proposta apresenta interrupções após anos de ataques do governo contra as criptomoedas, especialmente bitcoin, que consideram como um substituto ilegal do dinheiro. Porém, o banco central da Rússia tem experimentado com aplicações financeiras em blockchain e anunciou seu desejo de emitir uma criptomoeda, o que entusiasma o Fintech e é visto como um passo adiante.