Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Segurança

Parece BSC: 91% das empresas brasileiras sofrem hacks com frequência

  • Por Luciano Rocha
  • - 02/06/2021
  • às 04:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Parece BSC: 91% das empresas brasileiras sofrem hacks com frequência
Foto: Freepik

Mais de 90% das empresas brasileiras são vítimas de ataques digitais com frequência e, não apenas isso, mas também estão mal preparadas para combatê-los. Os dados foram compilados na pesquisa Barômetro da Segurança Digital, que entrevistou chefes da área de tecnologia de 351 empresas entre os dias 1º e 25 de fevereiro de 2021.

A pesquisa, realizada através de uma parceria entre a Mastercard e o instituto Datafolha, foi divulgada nesta terça-feira (1º). A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

O alto número de empresas vítimas de ataques está diretamente ligado a outra estatística: o descaso com a segurança digital. Cerca de 80% das empresas avaliadas não colocam a segurança de dados como prioridade.

Descaso com a segurança incentiva ataques

As 351 empresas que participaram do estudo foram divididas em 4 grupos, totalizando 7 setores avaliados:

  • Educação;
  • Financeiro e seguros;
  • Tecnologia e telecomunicações;
  • Saúde e varejo.

O número de empresas que sofreram ataques digitais com grande frequência chega a 57%. Outros 34% afirmaram ter sido alvo de ataques com frequência moderada.

No cômputo geral, cerca de 91% das empresas entrevistadas foram alvo de pelo menos 1 ataque digital. Apenas 8% das empresas nunca sofreram com falhas de segurança ou ataques.

O alto risco contrasta com a falta de preparo das empresas. Menos de um quarto (24%) disseram estar bem preparadas para reagir a um ataque, enquanto 32% possuem uma área própria de segurança.

Por outro lado, a área de segurança digital é ligada ao setor de Tecnologia da Informação (TI) em 68% das empresas. Para especialistas, ambos os setores precisam contar com estrutura própria e reforçada para prevenir a ocorrência de ataques.

Banco de dados e finanças são alvos prioritários

A pesquisa também procurou saber quais áreas das empresas são o alvo preferencial dos ataques. Em 11% das empresas, o departamento financeiro e o banco de dados dos clientes foram os principais alvos.

Problemas no controle de acesso foram apontados como os maiores riscos para a ocorrência de ataques. Entre as portas de entrada mais utilizadas pelos hackers, três despontaram como as mais utilizadas:

  • Uso de contas pessoais de e-mail;
  • Acesso às redes sociais;
  • Navegação na internet.

Cerca de 48% das empresas afirmaram ter políticas de cibersegurança para funcionários. Todavia, a falta de conscientização dos funcionários e a carência de profissionais de segurança qualificados foram os entraves que as empresas admitiram ter na implementação dessas políticas.

A pesquisa não especifica qual a proporção de ataques na qual foram utilizadas criptomoedas. Uma pesquisa divulgada em janeiro registrou uma queda de 90% desse tipo de crime em 2020.

Leia também: Binance suspenderá serviços para manutenção nesta terça-feira

Leia também: Criador da DOGE: mercado de criptomoedas é movido por grandes tolos

Leia também: 7 criptomoedas que podem saltar até 200% em breve

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.