Pela primeira vez desde agosto, agora existem várias propostas de fundos negociados em bolsa (ETF) baseados em Bitcoin diante da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, conforme mostra o artigo publicado pela Coindesk.
A proposta da VanEck / SolidX arquivada com a Cboe BZX Exchange apareceu agora na edição desta quarta-feira, 20 de fevereiro, do Registro Federal, oficialmente dando início à contagem regressiva de 45 dias para uma decisão inicial. Ela junta-se à outra proposta de ETF de Bitcoin apresentada pela Bitwise Asset Management com a NYSE Arca, que foi publicada no registro na semana passada.
Gabor Gurbacs, diretor de estratégia de ativos digitais da VanEck, disse que acredita que um ETF de Bitcoin servirá ao interesse público se aprovado.
A empresa tem trabalhado ativamente com reguladores, assim como outros grandes participantes do mercado, “para trazer simplicidade, transparência e padrões profissionais de mercado para ativos digitais”, disse ele.
A VanEck espera que essa colaboração permita trazer um produto regulamentado com exposição a ativos digitais para o mercado daqui para frente.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Eu… espero que nosso investimento em educação regulamentar e de mercado, trabalho duro e compromisso seja honrado quando chegar a hora”, disse Gurbacs.
Aprovação da SEC?
Pode não ser apenas as próprias propostas que garantem uma aprovação. Matt Hougan, chefe global de pesquisa da Bitwise, disse que o ecossistema de criptomoedas está “evoluindo muito rapidamente”, o que pode ajudar a lançar um produto. (Hougan estava falando especificamente sobre a proposta de sua empresa, embora suas observações reflitam sobre a indústria de criptomoedas de forma mais ampla).
“Um ano atrás, havia talvez um serviço de custódia de criptomoedas qualificado … e agora há meia dúzia, e esse número vai subir a partir daqui”, observou ele.
E este não é o único exemplo. Uma série de avanços e novos produtos entraram no espaço em um período relativamente curto de tempo. Hougan explicou:
“Um pouco mais de um ano atrás, não tínhamos futuros. Um ano atrás, não tínhamos tantas empresas no setor. Alguns meses atrás, não tínhamos empresas como a Fidelity envolvidas no ecossistema. Está evoluindo muito, muito rapidamente.”
Seus comentários ecoam os do advogado de Kobre Kim, Jake Chervinsky, que disse que acredita que vários meses a mais de desenvolvimento dentro do ecossistema devem levar os mercados de criptomoedas ao ponto em que a SEC pode se sentir à vontade para aprovar um ETF.
Na época, Chervinsky explicou que os pontos-chave que a SEC avaliará são a avaliação de Bitcoin, liquidez, soluções de custódia e manipulação de mercado.
Em última análise, no entanto, a aprovação de um ETF de Bitcoin dependerá de como as empresas abordam suas propostas.
Leia também: Começa a contagem regressiva para a aprovação do ETF de Bitcoin