Entre 11 e 12 de junho, o Bitcoin iniciou uma forte alta atingindo o patamar de U$ 700 e estabilizando em U$ 690. Essa valorização atraiu a atenção de muitos especialistas do mercado que possuem dinheiro investido naquele ativo.
Eles colocaram à disposição dos investidores uma variedade de análises e explicações a respeito da alta do preço da moeda digital, entre elas o “Brexit” (saída do Reino Unido da União Européia), a notoriedade que a tecnologia Blockchain tem ganhado e a redução da recompensa dos “mineradores” prevista para julho deste ano.
Brexit
Alguns especialistas enfatizaram a possibilidade do Reino Unido deixar de compor a União Européia, e isso teria sido um dos mais fortes contribuintes para o aumento exponencial da cotação do Bitcoin.
Apesar de existir, em contrapartida, um forte apoio para que o Reino Unido continue a compor a UE, pesquisas já sugerem que 52% dos entrevistados desejam a saída do bloco, enquanto 33% (chamados de “Bremain”) preferem que o país permaneça.
“Todos nós lembramos como o Bitcoin reagiu diante da notícia do afastamento da Grécia da UE e vemos o mesmo cenário agora novamente, porém com o Reino Unido, e isso aumentará as incertezas, o que favorece o Bitcoin”, disse Arthur Hayes, CEO da BitMEX.
Redução da recompensa de mineração
Especialistas também citaram o chamado “Halving” (do inglês, reduzir pela metade). Trata-se de um procedimento da rede bitcoin que, a cada quatro anos, corta pela metade a recompensa dos chamados “blocos de mineração” pagos aos “mineradores”, indivíduos ou companhias que colaboram com processamentos de transações na rede. Essa medida serve para retardar a quantidade máxima de Bitcoins (21 milhões) em circulação.
O evento acontecerá em algum momento de julho e os mineradores passarão a receber 12.5 BTC cada vez que um bloco de dados for quebrado. Hoje a taxa é de 25 BTC.
O fundador da Agentic Group LLC afirmou que essa redução é animadora para muitas pessoas, pois funcionará como um gatilho que aumentará repentinamente a escassez da moeda, juntamente com seu preço.
Du Jun, co-fundador da Huobi, disse que esse corte da recompensa vai causar uma mudança violenta entre oferta e demanda. Para muitos comerciantes e investidores trata-se de uma ótima notícia.
Tecnologia Blockchain
A tecnologia conhecida como Blockchain, ou Cadeia de Blocos em português, é a rede responsável pelas transações feitas usando o Bitcoin.
Por meio dela é possível enviar a moeda para qualquer parte do mundo em instantes, sem intermediários, bastando apenas que as transações passem por um certo número de confirmações feitas pelos mineradores que contribuem na rede, com poder de processamento, legitimando cada transação realizada, e que em troca recebem uma pequena parcela de Bitcoins como incentivo econômico.
Com o aumento do interesse pela tecnologia, principalmente para fins econômicos, houve uma elevação de confiança em torno da Blockchain original, rede que atualmente controla as transações feitas em Bitcoin. O seu uso comercial tem sido bem visto no mercado, o que contribuiu para o aumento da cotação da criptomoeda.
Crise na China
Alguns especialistas estão convencidos de que o principal motivo por trás da alta foi a desvalorização da moeda chinesa Yuan, o que fez com que vários compradores chineses adquirissem Bitcoins como forma de garantir o patrimônio, e essa aquisição em massa teria feito o preço subir.
O fundador da Magnr, Joe Lee, acredita que ainda existem inúmeros fatores que aumentarão ainda mais a demanda pela moeda digital. “A demanda de Bitcoins na China vai continuar forte e aumentar ao longo do tempo com a crescente incerteza econômica no país”, afirmou.