Hoje uma onda de ataque ransomware fez como vítimas empresas e entidades do mundo todo, e ameaça inclusive empresas brasileiras.
O ransomware ( ou “vírus de resgate”) é uma praga digital que impede o funcionamento regular do computador, até que seja pago um resgate em dinheiro. O pagamento normalmente deve ser efetuado através de uma criptomoeda, para que as autoridades não consigam rastrear os invasores.
Ataque geral
O ataque aconteceu principalmente na Europa. Dentre as principais instituições vitimadas estão 16 hospitais de atendimento público do Reino Unido, e as empresas de telefonia móvel Telefónica, da Espanha, e Portugal Telecom.
O El Mundo divulgou informações sobre o ataque, ocorrido nesta sexta-feira, resultando em 90% das máquinas infectadas da empresa. Os hackers estão exigindo um pagamento de U$300 em cada máquina, num total aproximadamente de 300 bitcoins. O valor, em tese, subiria com o tempo.
A Telefónica (que opera no Brasil como Telefônica Vivo) em nota enviada pela empresa, informou que “na manhã de hoje, foi detectado um incidente de segurança cibernética [na Telefónica Espanha] que afetou alguns computadores de colaboradores que estão na rede corporativa da empresa”. A empresa então ativou o protocolo de segurança para fazer os sistemas voltarem a funcionar. No mesmo comunicado, a empresa informou que:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Telefônica Brasil não foi impactada pelo incidente de segurança mas, mesmo assim, está tomando medidas preventivas para garantir a normalidade de sua operação.
De acordo o artigo do The Guardian, os sistemas de TI dos hospitais do National Health Service (NHS, serviço nacional de saúde, tipo um SUS da região) passaram a mostrar mensagens exigindo também U$ 300 em bitcoin para devolução dos dados. O ataque parece ter acontecido simultaneamente em todos os hospitais afetados.
statement from @NHSDigital on the #nhscyberattack. says 16 NHS organisations report they’ve been affected pic.twitter.com/OhB64UHQgk
— Matthew Champion (@matthewchampion) 12 de maio de 2017
Como se proteger?
Prevenir é melhor que remediar, sem dúvidas. Separei pra vocês 3 artigos interessantes para evitar se tornar uma vítima desse ataque:
Kaspersky: 10 Dicas para se proteger do sequestro digital
Trendmicro: Ransomware: O que é e como você pode se proteger?
Realprotect: 9 Ações para se proteger do Ransomware
Outra dica básica é evitar usar o Windows. Entenda melhor lendo os artigos Kim: O Windows é Uma Ferramenta Espiã da CIA, e Alerta: Seu Bitcoin pode estar disponível para CIA e criminosos, segundo vazamentos no Wikileaks.
E ai, você está seguro? Deixe seu comentário na seção abaixo.
Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)