A OKEx anunciou que fará a integração com a rede Lightning Network (LN). O objetivo, segundo a exchange, é fornecer transações mais rápidas e baratas para os seus clientes.
O anúncio ocorreu na semana passada, porém a integração passou a valer a partir desta segunda-feira (19). A confirmação veio através do site da exchange de um comunicado compartilhado com o CriptoFácil.
“A OKEx está extremamente orgulhosa de ser uma das primeiras grandes exchanges a integrar a Lightning Network”, comentou o CEO da OKEx, Jay Hao.
Redução nas taxas de transação
Proposta em 2015, a LN é uma rede de segunda camada para o Bitcoin. Além de permitir transações rápidas e baratas, ela traz uma série de inovações no uso da blockchain.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Contudo, o impacto mais imediato é realmente no custo. Com os crescentes aumentos de preço, a LN tem uma enorme avenida de crescimento na sua frente.
“Estamos sempre procurando novas maneiras de diminuir as taxas e os tempos de transação do usuário. Ao integrar protocolos de pagamento da Camada 2, como a Lightning Network, podemos oferecer ofertas mais competitivas para nossos usuários e, ao mesmo tempo, demonstrar abertamente nosso suporte à rede Bitcoin, aumentando o número de nós de participantes na Rede Lightning”, disse Hao.
Taxas atingem maior nível desde 2017
A forte queda no preço do Bitcoin durante o fim de semana trouxe de volta os altos custos. Um dos motivos teria sido a explosão de uma usina na China, um dos maiores responsáveis pela mineração.
Consequentemente, o preço do Bitcoin caiu. Inversamente, as taxas dispararam, atingindo uma média de mais de US$ 50. Foi o maior valor médio desde a alta histórica em dezembro de 2017.
A título de comparação, isso significa que o valor médio para enviar uma transação chegou próximo dos R$ 300. Com isso, o uso da rede ficou inviável, com milhares de transações aguardando na fila.
Até a manhã desta segunda-feira (19), a rede já contava com mais de 185 mil transações em espera. Esse congestionamento é o maior registrado desde 23 de fevereiro, quando a fila atingiu 169 mil transações.
Com isso, soluções que reduzam as taxas sempre serão bem-vindas. E a sua adoção por parte das exchanges é fundamental para que isso atinja o mercado como um todo.
“A integração da Lightning com a OKEx marca um grande passo para seus usuários e a comunidade Bitcoin como um todo, permitindo transações instantâneas, globais e de baixo custo. A liderança da OKEx em adotar a Lightning ajudará a levar Bitcoin para o próximo bilhão de pessoas ao redor do mundo”, disse Elizabeth Stark, cofundadora e CEO da Lightning Labs.
Leia também: Além da Coinbase: 5 empresas de criptomoedas que querem abrir capital
Leia também: 2021 é o ano dos NFTs: 10 projetos que valem dar atenção
Leia também: BNY Mellon e XP Investimentos anunciam fundo de Bitcoin no Brasil