A Ocean Protocol Foundation anunciou, nesta quinta-feira (9), a sua retirada da Artificial Superintelligence Alliance (ASI). A decisão, que entrou em vigor imediatamente, marca o fim de uma colaboração iniciada em março de 2024 com Fetch.ai e SingularityNET, e põe em causa a estrutura unificada do token ASI. Após a divulgação do rompimento, o token oficial do protocolo, OCEAN, subiu quase 40% até o momento.
A justificativa central da Ocean Protocol gira em torno da necessidade de assegurar uma tokenomia independente para o seu token nativo, OCEAN. Em uma publicação, a fundação ressaltou a importância de “garantir financiamento independente e tokenomics, manter a flexibilidade para os detentores e possibilitar um mecanismo de redução de oferta para a OCEAN”.
Com a saída da aliança, o token OCEAN agora pode ser desvinculado do FET, o token base da aliança, e ser listado em separado em exchanges. O FET está em queda de mais de 10%.
Sobre a Aliança
As três entidades fundadoras conceberam a Artificial Superintelligence Alliance como uma fusão ambiciosa para consolidar seus ecossistemas de IA em um único token. Em vez de criar um novo ativo do zero, a iniciativa optou por consolidar os tokens AGIX (SingularityNET) e OCEAN no FET, que se tornou o ativo unificado e que a Aliança posteriormente rebatizou para ASI.
No entanto, tecnicamente, os desenvolvedores não lançaram um novo contrato inteligente. Em vez disso, a equipe simplesmente adotou um novo nome e marca para o FET, uma nuance que fez com que muitas corretoras continuassem a listá-lo como FET.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Ocean Protocol afirmou ter colaborado ativamente com os outros membros ao longo do último ano, participando de integrações tecnológicas, podcasts conjuntos e eventos. Apesar disso, a lógica econômica prevaleceu. A fundação destacou que, com a saída, o financiamento para os seus futuros esforços de desenvolvimento está “totalmente garantido”.
Além disso, revelou que pretende utilizar uma parte dos lucros para recomprar e queimar o OCEAN. Trata-se de um mecanismo deflacionário muito utilizado por outros players do mercado, ajudando a estabilizar o preço do token.
De acordo com os dados divulgados, aproximadamente 81% do fornecimento total de OCEAN já havia sido convertido em FET desde julho de 2024. Restando cerca de 270 milhões de tokens OCEAN distribuídos por mais de 37 mil endereços. A ponte de conversão, gerenciada pela Fetch.ai, permanece operacional.
Em resposta ao anúncio, a Artificial Superintelligence Alliance adotou um tom diplomático. Através da rede social X, declarou:
“O alinhamento é vital em qualquer parceria em evolução. As transições são naturais”. A aliança assegurou que a saída da Ocean não impacta sua stack tecnológica principal e que o momentum de desenvolvimento permanece forte. A Fetch.ai ecoou este sentimento, reafirmando o compromisso com uma infraestrutura de IA aberta e descentralizada.