Se você investe em criptomoedas a algum tempo, eventualmente você já ouviu falar de algum amigo que caiu em um golpe e acabou perdendo dinheiro tentando investir em criptomoedas.
Existem mais de 10 mil criptoativos no mercado e alguns milhares – senão milhões – de coleções NFT. Neste universo ocorrem muitos roubos e golpes, assim, temos nomes específicos para cada um deles, vamos entender o que é cada um, como eles funcionam e de que forma podemos evitá-los.
O que é scam?
Os scams estão mais ligados a falsificações, eles está relacionado a esquemas de ações fraudulentas e enganosas que visam obter vantagens financeiras, assim como os rug pulls que é falado logo abaixo. A princípio o tipo mais tradicional de golpe é quando uma empresa ou usuário apresenta uma proposta de investimento que promete grandes retornos em pouco tempo. Em geral, caracterizam-se por muitas promessas, pouca informação e pouco profissionalismo.
Entre os principais tipos de scams temos:
Lançamentos falsos
Cópias de criptomoedas que vão ser lançadas. Os golpistas lançam essas cópias para tentar enganar os investidores que pretendem comprar o token em seu lançamento e compra o token errado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Coleções NFTs falsas
Pode ser feito em seu lançamento ou não, são cópias de coleções NFTs que não são as verdadeiras, dessa forma as pessoas podem comprar a coleção acreditando ser a real e perder ou muito dinheiro ou até mesmo ter sua wallet hackeada.
Criptomoedas falsas
Semelhante às coleções NFT, uma criptomoeda que é a cópia de uma real e você compra por engano acreditando ser a real. Além de após a compra ser difícil ou impossível vendê-las, você pode também ter sua carteira hackeada acessando o site da criptomoeda falsa.
Sites falsos
Como dito no tópico anterior, os sites falsos têm o intuito de convencer você a conectar a sua wallet ao site deles e dar a permissão para que eles transfiram suas criptomoedas a eles sem que você perceba. Geralmente os golpistas fazem isso enviando centenas de tokens que não valem nada para sua carteira e ao pesquisar esses tokens e acessar o site você toma o golpe.
O que é rug pull?
Rug pull é quando os criadores do projeto atraem investidores, fazem promessas e após isso pegam todo o dinheiro e abandonam o projeto. Eles drenam ao máximo todo dinheiro do projeto e somem, deixando o projeto morrer.
Normalmente, quando o preço atinge um certo teto, os desenvolvedores rapidamente retirarão dinheiro do ecossistema e desaparecerão completamente.
Temos dois tipos de rug pulls, os “Hard rug pull” e os “Soft rug pull”. Enquanto o hard rug pull, os desenvolvedores do projeto incrementam no contrato inteligente o roubo e preparam para roubar o máximo desde o início. O soft rug pull funciona diferente, ele ocorre de forma sútil, os criadores constroem o projeto, o crescem. Porém, exploram o projeto e roubam gradualmente, seja prometendo doações, mas roubando, seja retirando fundos da empresa e prejudicando o projeto no longo prazo.
Como evitar?
No fim temos alguns métodos que ajudam a evitar que você sofra algum desses roubos. Dessa maneira, é bom evitar clicar em links que te enviem nas redes sociais, estejam eles com promessas, com sorteios ou apenas convidando para algo. É muito comum e você receberá dezenas de mensagens como essas como golpe.
É muito importante também evitar conectar sua carteira de criptomoedas em sites desconhecidos ou cópias de sites reais, muito cuidado para que você sempre acesse os sites oficiais. Uma ótima forma é sempre buscar os links ou os contratos das criptomoedas em sites maiores como coinmarketcap, coingecko, entre outros.
Nesse meio a atenção e os cuidados é extremamente importante. Dessa forma, você precisa ficar sempre atento, se acostume a sempre conferir e nunca confiar, é uma frase muito dita por investidores do meio.