Para entender o que seria o ETF do Bitcoin, antes precisamos entender o que seria ETF, certo?
Fundos negociados em bolsa (ETF) são um tipo de valor mobiliário que envolve um conjunto de valores mobiliários — como ações — que geralmente rastreiam um índice subjacente, apesar de poderem investir em inúmeros setores a indústria ou diversas outras estratégias.
Assim, em vez de ter uma ação, commodity ou valor mobiliário específico, investidores podem realizar a estratégia de “buy and hold”.
Trata-se de uma estratégia passiva de investimento em que um investidor compra ativos e os mantêm por um longo período independente das flutuações de mercado.
Ok, agora que voce já entendeu o que é um ETF, vamos ao ETF do Bitcoin.
Segundo o Decrypt, um ETF de Bitcoin é um ETF normal, que rastreia ou segue o preço do Bitcoin e o tem como ativo subjacente.
Um ETF de Bitcoin traz acessibilidade e dinheiro do mundo de investimentos tradicionais ao mundo dos criptoativos, pois se torna uma ponte segura para que esses grandes players apostem sobre o preço do Bitcoin.
Desde 2013, diversas empresas cripto, como Wilshire e WisdomTree, tentaram enviar um pedido de ETF para a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), mas sem sucesso.
Porém, o jogo mudou agora em setembro. A gestora brasileira de criptoativos Hashdex, em conjunto com a Nasdaq, lançou o Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF — o primeiro ETF de Bitcoin do mundo.
Como gestora do ETF de Bitcoin, Hashdex e Nasdaq serão responsáveis pela posse do Bitcoin para seus clientes.
Investidores que adquirem ações do ETF terão posse indireta dos Bitcoins e o preço de cada ação irá variar com base na atividade de venda e compra do ETF ao longo do dia.
O ETF Hashdex Nasdaq Crypto Index pode ser negociado na Bolsa de Valores de Bermudas (BSX) devido ao ambiente regulatório favorável a criptoativos.
“Ok Felippe, mas esse ETF pode influenciar o preco do Bitcoin?”
Para entender melhor como o lançamento deste ETF do Bitcoin pode afetar o preço do criptoativo, é justo compará-lo aos ETFs de ouro.
Em 2003, o preço do ouro despencou drasticamente após a introdução do primeiro ETF.
Hoje, o ETF GoldShares (GLD) da SPDR é um dos maiores no mercado, com mais de US$ 35 bilhões sob gestão.
Considerando a enorme trajetória de crescimento após o lançamento de ETFs de ouro, muitos criptoentusiastas — incluindo a mim — acreditam que uma correlação positiva e parecida poderia existir entre os preços do Bitcoin e os ETFs de Bitcoin.
Leia também: O que é Bitcoin? Guia completo sobre o que você precisa saber
Leia também: 10 perguntas e respostas mais comuns sobre Bitcoin
Leia também: O que é Ethereum? Guia para iniciantes
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.
Este website usa cookies.