Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

O Bitcoin é Anônimo?

  • Por Tayrone Santos
  • - 02/02/2017
  • às 14:16
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
O Bitcoin é Anônimo?

Logo quando falamos de aplicações na internet, surge a dúvida se realmente tal serviço é seguro. E no caso do bitcoin, qual é o seu nível de privacidade quando se trata de gastar bitcoins?

Vamos considerar o seguinte

A Blockchain é totalmente transparente e mantém o registro de todas as transações já realizadas. Já o endereço bitcoin, é um pseudônimo criado por sua carteira sem que haja nenhuma informação pessoal sua relacionada a ele. É o único identificador para os inputs(entrada) e outputs (saída).

Neste caso, eu posso ser ligado às minhas transações? Sim.

Já que eu não sou um criminoso, então porque eu devo me importar?

Pela simples razão que você não sai mostrando o seu extrato bancário para qualquer um. Se alguém sabe quanto de dinheiro você tem ou quais são seus hábitos de consumo, você se torna vulnerável a golpes e ataques.

Mais como eu sou ligado?

Compra de bens e serviços

Embora o Bitcoin não peça nenhuma informação pessoal sua, a maioria das lojas serviços pede (exigências do governo). Se você paga uma empresa assim com btc, ela terá seus dados ligados ao seu endereço no sistema deles. Um bom exemplo disso são as exchanges (casas de cambio de bitcoin), que mantém todos os registros de suas transações em servidores centralizados.

Reutilização de endereços

Se você usa o mesmo endereço para fazer várias transações, você cria um registro das suas finanças privadas de uma forma nada privada. Pior ainda se alguma dessas transações estiver ligada ao seu nome.

Mais como se proteger então?

Evite serviços com politicas de KYC/AML. Como isso é bem difícil, apenas não reutilize endereços nestas empresas.

Como mencionamos anteriormente, nunca reutilize seu endereço (você pode escolher um cliente de Bitcoin que faz isso automaticamente para você).

Bitcoin x dinheiro em espécie

Devido à transparência da Blockchain, dinheiro vivo ainda é mais anônimo do que Bitcoin. Por isso não faz muito sentido para criminosos usar bitcoin, por enquanto. Não pela anonimidade, pelos menos.

Conclusão

Ninguém verá seus fundos com a facilidade que seu gerente do banco ou qualquer agente do governo pode se fizer uma ligação. Mais lembre-se, se alguém realmente estiver procurando você, saiba que não é impossível de ser encontrado.

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.