Banco Central Europeu (BCE) propôs uma diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho, indicando que “moedas virtuais não se qualificam como moedas de uma perspectiva União”, e quer moedas digitais para ser explicitamente definidas como moedas não legais ou como dinheiro.
Segundo o BCE, o uso de moedas digitais, como Bitcoin, representam uma ameaça como financiamento para grupos terroristas e que seu uso são capazes de transferir dinheiro dentro das redes da moeda digital com um certo nível de anonimato.
O BCE considera que moedas digitais não são obrigados a ser trocados em moedas legalmente estabelecidos que podem ser utilizados para atividades ilegais.
Ele disse:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Tais operações não seriam abrangidos por qualquer das medidas de controle previstas na proposta e pode fornecer um meio de financiar atividades ilegais.
Evitar a promoção de moedas Digitais
O BCE delineou suas preocupações afirmando que os órgãos legislativos da União não deve promover o uso de moedas digitais como eles não são legalmente estabelecido como moedas. Isto apesar do fato de que o BCE está aberto a blockchain tecnologia e reconhece que as moedas correntes digitais podem “aumentar a eficiência, alcance e escolha de métodos de pagamento e de transferência.”
No entanto, uma das preocupações que o BCE relaciona-se é com a volatilidade das moedas digitais. Segundo o BCE, ao contrário de moedas fiat, emitidos pelos bancos centrais, moedas digitais normalmente têm uma taxa de volatilidade alta; No entanto, um relatório publicado no ano passado pelo BCE, descobriu que moedas digitais não representam um risco imediato para os bancos.
BCE acrescentou:
Embora seja adequado para órgãos legislativos da União, de acordo com as recomendações do GAFI, para regular moedas virtuais a partir do combate à lavagem de dinheiro e perspectivas de financiamento de combate ao terrorismo, eles não devem procurar neste contexto particular, para promover uma maior utilização das moedas virtuais.
Isso, no entanto, não é a primeira vez que o BCE falou em bitcoin. O BCE tem uma longa história de ceticismo com a moeda, e já disse no passado o bitcoin é não sujeitos aos sistemas de pagamento aplicáveis, tais como know-your-cliente (CSC).
Suporte do BCE em moedas correntes Digital
À medida que o Euro é a moeda única dos membros da UE que aceitaram o euro como sua moeda, o BCE acredita que as moedas digitais devem ser classificadas como ilegais.
O BCE afirma que “seria mais correto considerá-los como um meio de troca, e não como um meio de pagamento.” No entanto, ele não leva em conta que as moedas digitais pode ser usado para outras coisas, em vez de pagamentos, por exemplo , investimentos, mercadorias e produtos de valores mobiliários.
Por enquanto, porém, parece que o BCE está vendo as moedas digitais como um negativo, em vez de um positivo e estão tentando lançar uma luz negativa sobre a moeda, apesar de sua ampla aceitação em vários países.