O ano de 2023 marcou um notável crescimento para o Bitcoin, não apenas em termos de valor e adoção, mas também na expansão da sua rede de nós.
Uma ferramenta de monitoramento desenvolvida por Luke Dashjr, reconhecido membro do Bitcoin Core e fundador do pool de mineração Ocean, revelou um aumento substancial no número de dispositivos conectados à rede Bitcoin.
De acordo com os últimos dados disponíveis, a rede Bitcoin atualmente abrange cerca de 65 mil nós, indicando um crescimento de 28%, representando um acréscimo de 18 mil nós em relação ao início do ano.
Esse aumento significativo sinaliza um marco não atingido desde janeiro de 2022, prévio ao declínio no número de nós durante o bear market, um período de diminuição notável na conectividade da rede.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O incremento no número de nós é interpretado como uma ampliação da participação na rede descentralizada. Este fenômeno, por sua vez, fortalece a segurança do Bitcoin, uma vez que mais computadores validam transações e armazenam cópias do arquivo, distribuindo-as em diversos locais.
Apesar da ferramenta de Dashjr registrar 65 mil nós, outras fontes como a Bitnodes reportam pouco mais de 50 mil nós conectados à rede. Essa discrepância é atribuída à natureza descentralizada da rede Bitcoin e aos diferentes critérios de análise adotados pelas ferramentas de monitoramento.
Nós da blockchain do Bitcoin
Um nó é definido como um dispositivo que se conecta a outros, formando uma rede para compartilhar informações e seguir regras de consenso. Existem diversas categorias de nós, com destaque para os nós completos, responsáveis por armazenar cópias do arquivo de transações e aplicar regras do protocolo, além de validar e distribuir informações pela rede.
Além dos nós completos, há os nós de mineração, essenciais na confirmação de transações e na construção de blocos adicionados ao arquivo, recebendo recompensas por esse trabalho.
Outros tipos de nós, como os “nós podados”, não armazenam o arquivo completo, sendo comumente utilizados por serviços de carteira Bitcoin para gerenciar a rede sem consumir muita largura de banda.
Destaca-se que a ferramenta de monitoramento de Dashjr registra dispositivos que utilizam a carteira Bitcoin Core, o software mais adotado e desenvolvido na rede.
Dentre as versões de software em uso, o Bitcoin Core 25.0.0 lidera com 22.723 nós, seguido pelo Bitcoin Core 21.1.0 (16.444), Bitcoin Core 22.0.0 (11.266) e Bitcoin Core 24.0.1 (4.814). A versão 0.16.2 conta com 10.187 dispositivos.