O Nubank anunciou nesta semana a nomeação de David Marcus, especialista em criptomoedas, como novo membro do conselho de administração do banco digital. Marcus é CEO e cofundador da Lightspark – startup com foco em Bitcoin e Lightning Network, solução que viabiliza pagamentos instantâneos com a criptomoeda.
Além disso, o executivo dos Estados Unidos foi o responsável por idealizar o projeto fracassado da criptomoeda da Meta (quando ainda era Facebook), a Libra (que depois virou Diem). Marcus também colaborou para a criação da carteira de cripto Novi, que seria usada para movimentar a Diem.
Em sua conta no Twitter, o executivo celebrou sua chegada ao conselho do Nubank:
“Estou muito feliz por ingressar na diretoria do Nubank. O Nubank é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais e de mais rápido crescimento em todo o mundo e tem um potencial incrível pela frente. Estou animado para compartilhar esta jornada com esta equipe incrível!”, escreveu ele na data da nomeação.
De acordo com a fintech, no conselho do Nubank, o executivo terá como foco principal a expansão da empresa. Isso inclui, por exemplo, atuação na estratégia multipaís, multiproduto e multissegmento da fintech.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Conforme destacou David Vélez, CEO e fundador do Nubank, Marcus tem uma “carreira impressionante” na interseção de serviços financeiros e de tecnologia de consumo.
“Ele traz perspectivas únicas sobre como desenvolver produtos de consumo e financeiros para uma escala verdadeiramente global”, disse Vélez em nota
Além do ex-Meta, o conselho da fintech tem como membros Anita Sands, Daniel Goldberg, Doug Leone, Jacqueline Reses, Luis Alberto Moreno, Thuan Pham, Rogério Calderón e David Vélez, chairman do grupo.
Trajetória de David Marcus até o Nubank
Como dito anteriormente, Marcus foi um dos cocriadores do projeto Diem, tendo sido responsável também pela criação carteira digital Calibra (que virou Novi). Antes disso, ele atuou como presidente e vice-presidente do PayPal por um período de três anos.
Formado em economia pela Universidade de Genebra, Marcus ingressou no Facebook em 2014 como chefe do Messenger e ajudou a introduzir os serviços de pagamento na plataforma.
Em 2018, ele se tornou o chefe das operações de blockchain do Facebook, quando iniciou a Libra e a carteira Calibra. Por fim, em 2020, Marcus tornou-se chefe do Facebook Financial. A última realização do executivo foi, portanto, o lançamento da carteira Novi em outubro de 2021.
Conforme noticiado pelo CriptoFácil, no final daquele ano, o executivo anunciou que deixaria a Meta, após passar sete anos na empresa.