O novo chefe de uma agência financeira sul-coreana adotou um tom mais suave em relação às criptomoedas e insinuou que sua agência pode considerar a flexibilização das regras para as exchanges, segundo o jornal local The Korea Times.
Yoon Suk-heun, o novo governador do Serviço de Supervisão Financeira da Coreia do Sul (FSS, na sigla em inglês), que é considerado um reformista no país, disse aos repórteres em sua posse:
“Em relação às criptomoedas, há alguns aspectos positivos.”
A melhoria das regulamentações, disse ele, produziria um sistema financeiro mais estável, com melhores serviços e produtos.
No evento, Yoon recusou-se a entrar em detalhes sobre quaisquer mudanças regulatórias que a FSS esteja considerando para as corretoras domésticas de criptomoedas, dizendo que o processo levará algum tempo para ser finalizado.
“Há muitas questões que precisam ser abordadas e analisadas. Podemos entendê-las, mas gradualmente”, disse.
Yoon iniciará oficialmente seu papel como governador do órgão regulador em 8 de maio.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A notícia vem depois que o país reprimiu o comércio doméstico de criptomoedas no final do ano passado, exigindo a verificação de nomes reais dos usuários das exchanges a partir do final de janeiro de 2018. Desde então, o FSC vem realizando inspeções nas exchanges para garantir que estão cumprindo as regras contra lavagem de dinheiro.
Em março, também foi divulgado que a proibição da Coreia do Sul de ofertas iniciais de moeda (ICOs, na sigla em inglês) – trazida pela Comissão de Serviços Financeiros do país em setembro – pode ser facilitada em breve. De acordo com outro relatório da Korea Times publicado na semana passada, um grupo de legisladores espera ter aprovado um projeto de lei que legalizaria as ICOs “sob a supervisão do governo”.