Apenas um dia após sofrer uma segunda tentativa de assassinato, Donald Trump lançou seu projeto de criptomoedas, o World Liberty Financial.
A World Liberty Financial, novo projeto de finanças descentralizadas (DeFi) ligado à família do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou em 16 de setembro o lançamento de uma venda de tokens. Durante uma transmissão ao vivo na plataforma X, organizada por Farokh Sarmad, cofundador da Rug Radio, Zak Folkman, líder de operações da World Liberty Financial, revelou que o token WLFI será utilizado exclusivamente para governança.
Conforme informou Folkman, o token WLFI permitirá que seus detentores façam propostas e votem em questões relacionadas à plataforma. Contudo, o token não vai oferecer benefícios econômicos, como dividendos. O executivo enfatizou que o token será não transferível. Ou seja, os detentores não poderão comercializá-los após a compra.
A distribuição de quase 63% do suprimento de WLFI irá para investidores credenciados nos EUA. Enquanto isso, 17% irá para recompensas de usuários e os 20% restantes ficarão com a equipe e conselheiros da World Liberty Financial.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Projeto DeFi de Trump detalha venda de tokens
De acordo com Folkman, a venda será restrita a investidores credenciados devido a incertezas regulatórias nos Estados Unidos sobre a classificação de tokens. Apesar de a equipe não considerar o WLFI um valor mobiliário, decidiram adotar uma abordagem mais cautelosa, limitando a venda apenas a quem atende aos critérios regulatórios. Dessa forma, o objetivo é evitar problemas com as leis de valores mobiliários federais.
Eric Trump, um dos líderes do projeto, afirmou que o objetivo da World Liberty Financial é facilitar o acesso a finanças descentralizadas para “pessoas comuns”, embora essas mesmas pessoas não possam participar diretamente da venda dos tokens.
Além disso, o projeto também tem planos de trabalhar com stablecoins, sugerindo um foco em empréstimos descentralizados. A World Liberty Financial já firmou parceria com o protocolo Aave, um dos maiores no setor DeFi.
Donald Trump, que participou da transmissão ao vivo, destacou a importância das criptomoedas para os Estados Unidos. Ele afirmou que o país precisa abraçar essa tecnologia para não perder terreno para outras nações, como a China.
Além disso, Trump descreveu as criptomoedas como uma inovação inevitável, marcando uma mudança significativa em sua visão sobre o setor. Afinal, em 2021, Trump havia se referido ao Bitcoin como uma “fraude” e alertado sobre os riscos do mercado de criptomoedas. No entanto, desde então, o ex-presidente lançou quatro coleções de NFTs e passou a defender o setor cripto, inclusive a mineração de Bitcoin nos EUA.
Donald Trump Jr., filho do ex-presidente, também comentou durante a transmissão sobre os desafios enfrentados por sua família no sistema bancário tradicional. Ele mencionou que, apesar de seu poder financeiro, foram “desbancarizados” por instituições como o PNC Bank, que encerraram suas contas sem aviso prévio, uma situação que ele vê como um exemplo da necessidade de alternativas descentralizadas.