O BitCast é um conhecido podcast brasileiro sobre criptomoedas. Em seu mais recente episódio, de número 41, a série “Quando tudo era mato” foi iniciada.
Segundo José Domingues da Fonseca, a proposta é entrevistar personalidades dos primórdios da criptoesfera, que darão seus relatos sobre o início do movimento no Brasil.
O primeiro convidado da série é Emilio Mann. Mann é o representante da comunidade brasileira da altcoin Decred.
Quando tudo era mato
Paulo Aragão se junta a Fonseca e Mann para o episódio, no qual o membro da comunidade da Decred fala sobre sua história.
Mann conhece o Bitcoin em 2012 por meio do “Partido Pirata”, quando ainda não era o Chewbacca. Ele deixou o Partido Pirata, mas continuou com as criptomoedas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
As aventuras na mineração começaram em 2013, quando Mann conheceu Gabriel Rhama. Ele conta que, após muita insistência de Rhama, começou a minerar Bitcoin em seu notebook.
Mann explica ainda que, pouco tempo depois, surgiram os ASICs. Segundo ele, já em 2013 as ASICs inviabilizaram a mineração de Bitcoin por GPU, fazendo com que pessoas migrassem para a mineração de altcoins.
“Foi quando teve o boom das altcoins, era divertido, a gente ficava no Bitcointalk vendo qual projeto ia sumir primeiro.”
Ele conta que em 2014 as ofertas iniciais de moedas (ICO, na sigla em inglês) já eram consideradas golpes, acrescentando que achou que o Ethereum também fosse um golpe.
Após afirmar que o Ethereum é cópia de um projeto que já havia surgido, Mann afirmou:
“O Vitalik fez a ICO, pegou o dinheiro e ficou só na enrolação. Aí a comunidade começou a desenvolver e o negócio começou a andar. Foi lançado meio nas coxas, na Poloniex.”
Estes pontos, bem como outros assuntos, podem ser conferidos em sua integralidade abaixo:
Leia também: Confira os 5 criptoativos do top 10 com as melhores performances em maio
Leia também: Analista aponta que queda do Bitcoin foi causada por pool de mineração
Leia também: Especialistas fazem previsão sobre o Bitcoin após a crise econômica atual
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil