A Open University do Reino Unido desenvolveu um aplicativo de prova de imunidade para a Covid-19, que tem o objetivo de indicar quem está imune à doença. A nova ferramenta combina blockchain com uma solução de dados de preservação da privacidade criada pelo inventor da internet, Tim Berners-Lee.
O aplicativo protótipo foi submetido a testes e anunciado pela Open University na quarta-feira, 29 de abril, apoiaria a prova e a verificação dos resultados dos testes resistentes a violações dos testes para o coronavírus, bem como cobertura vacinal – quando uma vacina for desenvolvida.
A solução poderia ser ostensivamente usada para fornecer aos funcionários da linha de frente, profissionais de saúde e ao público em geral certificados de imunidade confiáveis que seriam armazenados em um registro distribuído, imutável e confiável baseado em blockchain.
Privacidade e blockchain
Juntamente com a tecnologia blockchain do consórcio, o aplicativo usa “pods” – um acrônimo para personal online data stores (armazenamentos de dados on-line pessoais, em tradução livre) desenvolvidos pelo projeto de descentralização da web de Tim Berner-Lee, inventor da rede mundial de computadores Solid.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Cada usuário seria solicitado a fornecer prova de identidade antes do teste para Covid-19. Essa prova receberá um hash e será registrada na blockchain. Depois que os resultados dos testes são recebidos, eles são emitidos como um certificado de imunidade digitalizado para um pod sólido e enviados telefone do usuário.
A autenticidade de qualquer certificado pode ser verificada usando um smartphone para enviar uma versão em hash do certificado ao registro público para procurar uma correspondência.
Ao combinar blockchain, arquitetura de servidor distribuído e tecnologia sólida de pod, a Open University afirma que o público terá um alto nível de controle sobre o armazenamento e a apresentação de seus dados de assistência médica. O professor John Domingue, diretor do Knowledge Media Institute, disse:
“Nosso aplicativo, com base em vários anos de pesquisa em certificação descentralizada, é prontamente escalável, aplicável genericamente e aguarda as respostas para que os testes de imunidade entrem em vigor.”
Leia também: Novo episódio do BitCast aborda impacto do coronavírus nos ativos mundiais
Leia também: Jair Bolsonaro assina decreto para criação de uma rede blockchain do Governo Federal
Leia também: Coronavírus aumenta busca por moedas digitais de bancos centrais, diz funcionário do BIS