A Plataforma de dados de blockchain Streamr lançou oficialmente uma nova tecnologia open-source de escalabilidade para o Ethereum chamada Monoplasma, conforme mostra o artigo publicado pela agência de notícias Coindesk.
Inspirada em uma solução de escalabilidade pré-existente chamada plasma, Monoplasma é diferente porque concentra-se especificamente em “pagamentos um-para-muitos” nos quais os usuários precisariam “distribuir repetidamente valor para um grande e dinâmico conjunto de endereços de Ethereum”, explicou Henri Pihkala, CEO da Streamr.
Falando à CoinDesk sobre os casos de uso da tecnologia, Pihkala disse que a Monoplasma não é apenas sobre compartilhamento de receita. Em vez disso, a tecnologia é idealizada para aplicativos descentralizados de código aberto (dapps) que desejam incorporar “distribuições de dividendos, recompensas de participações, repetidos airdrops” e muito mais.
Demonstrando o poder da Monoplasma no palco, Pihkala mostrou como a ferramenta pode ser usada para lançar pequenas quantidades de tokens falsos de “unicórnio” em 200.000 endereços em uma versão de teste na blockchain do Ethereum.
Comercializada como uma “solução de escalabilidade fora da cadeia para fins especiais”, Shiv Malik, diretor de comunicações da Streamr, comparou a tecnologia à “transmissão de dinheiro”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Você pode receber dinheiro, mas não pode enviar para o outro lado. Isso seria como tentar enviar uma mensagem para sua TV”, disse Malik.
Como tal, nenhum gasto duplo – onde os tokens são essencialmente falsificados – pode ocorrer em um canal de pagamento da Monoplasma. “No canal lateral, você só pode ganhar dinheiro”, enfatizou Pihkala.
A Streamr pretende usar a tecnologia para coletar dados de usuários em uma blockchain. Depois que os dados dos usuários forem vendidos à uma empresa de cobrança, o pagamento será enviado diretamente para os endereços Ethereum dos usuários.
Revelada em maio passado, a Streamr fez uma parceria com vários conglomerados de tecnologia, incluindo a Hewlett Packard Enterprise e a empresa de telecomunicações finlandesa Nokia.
Agora, todos os desenvolvedores do Ethereum são encorajados a experimentar a solução Monoplasma fazendo o download do repositório de código aberto no GitHub.
Pihkala concluiu:
“Se alguém encontra uso em [Monoplasma] isso é incrível, é isso que nos faz felizes. Mas, no mínimo, vamos construir em cima disso – o que significa [Monoplasma] vai ser bem conservado. Não vai ser abandonado tão cedo.”
Leia também: Escalabilidade tem tirado o sono dos desenvolvedores do Ethereum