Tecnologia

Nova proposta da Solana visa corrigir problemas de escalabilidade com solução ‘lattice’

Siga o CriptoFacil no

A equipe de desenvolvimento da Solana apresentou uma nova proposta que promete transformar a forma como a rede lida com a escalabilidade. A proposta, chamada SIMD-215, introduz um sistema de hashing homomórfico baseado em lattice, que visa resolver os desafios do crescimento acelerado de contas e operações na blockchain.

Atualmente, a rede Solana enfrenta um obstáculo conhecido como “problema de crescimento do estado”, que ocorre devido à necessidade de recalcular continuamente o estado de todas as contas.

Publicidade

Esse processo se torna cada vez mais difícil à medida que a quantidade de usuários cresce, impactando a velocidade e a eficiência da rede, conforme explicou Anatoly Yakovenko, cofundador da Solana Labs, em uma publicação anterior.

“Criar uma nova conta exige provar que ela é realmente nova. Isso requer um índice global completo de todas as contas, o que é caro e pouco eficiente”, disse ele na proposta aberta no Github.

Imagem: Github

Solana: hashing homomórfico baseado em Lattice

A proposta SIMD-215 sugere uma abordagem revolucionária. Em vez de recalcular o estado completo da rede, a nova solução permitirá que o sistema processe apenas as contas que sofreram alterações. Esse método simplifica drasticamente o gerenciamento das contas e aumenta a escalabilidade da rede para bilhões de usuários.

De acordo com os desenvolvedores, a solução funciona como “limpar apenas os cômodos de uma casa que ficaram bagunçados, em vez de arrumar todos os cômodos todos os dias”. Esse exemplo, compartilhado pela empresa de pesquisa cripto Republik Labs, destaca o quanto a solução pode economizar tempo e recursos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Se implementada, a nova funcionalidade deve melhorar significativamente a velocidade e eficiência da rede. Isso pode consolidar a posição da Solana como líder no ecossistema cripto.

Atualmente, a blockchain já supera a Ethereum em volume de negociações em 43%. A plataforma movimentou mais de US$ 113 bilhões em suas exchanges descentralizadas (DEXs) no último mês, segundo dados do Defi Llama.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

Este website usa cookies.