O Japão está pronto para começar a reconhecer o bitcoin como um método legal de pagamento a partir de amanhã, dia 01/04/2017.
Bitcoin e sol nascente
O país aprovou a lei mesmo após meses de debate sobre a regulamentação de exchanges de bitcoin. É um debate que começou do colapso da Mt.Gox, exchange que fechou após meses de complicações e, no final revelações de suposta fraude e falência.
De acordo com a Agência de Serviços Financeiros do Japão, essa lei entra em vigor em 1º de abril, estabelecendo requisitos de capital para exchanges, bem como cibersegurança e contratos operacionais. Além disso, essas exchanges também serão obrigadas a conduzir programas de treinamento de funcionários e se submeter a auditorias anuais.
Mais trabalho pela frente
Por exemplo o Sr. Yasutake Okano, do Nomura Research Institute, indicou em um relatório de maio de 2016 que outras leis japonesas podem precisar mudar para contabilizar a tecnologia, incluindo leis bancárias, os instrumentos financeiros e a lei de câmbio.
A decisão vem com o aumento do interesse em startups de alavancar a tecnologia Bitcoin e Blockchain no país. No ano passado, duas startups locais receberam investimentos significativos, com a BitFlyer e a Tech Bureau arrecadando U$ 27 milhões e U$ 6,5 milhões respectivamente.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Relatórios indicam que outros grupos no Japão estão se movendo para preencher algumas dessas lacunas também.
De acordo com um relatório da Nikkei, o Conselho de Normas Contábeis do Japão decidiu nesta semana para começar a desenvolver padrões para moedas digitais como bitcoin. Seu trabalho reflete outros esforços que estão sendo empreendidos em outra parte, incluindo Austrália, que começou a empurrar para tais padrões final do ano passado.
O que você achou dessa decisão? Deixe sua opinião nos comentários.