Com o objetivo de bloquear anúncios que consomem muitos recursos de processamento ou internet, o Google lançou um recurso para o navegador Chrome que vai ajudar a combater a mineração clandestina de criptomoedas.
Conforme noticiou o portal de notícias G1, nesta terça-feira, dia 19 de maio, a função ainda está na fase de testes, mas já pode ser ativada pelos usuários no navegador.
Mineração de criptomoedas
De acordo com o Google, muitos desses anúncios considerados “pesados” estão associados à mineração de criptomoedas. Outra explicação é que eles foram programados de forma incorreta. De uma forma ou de outra, os anúncios podem deixar o computador ou o smartphone lentos. Além disso, consomem muita bateria e desperdiçam o plano de pacote de dados para navegação.
O processo de mineração de criptomoedas exige contato permanente com o servidor de controle. Neste caso, o navegador realiza os cálculos solicitados pelo servidor. Depois disso, transmite os resultados de volta. Enquanto a janela do navegador estiver aberta, o processo de repete, consumindo uma quantidade muito alta de recursos.
Anúncios “pesados”
O Chrome classifica um anúncio com pesado quando ele consome mais de 4 MB de dados de rede. Além disso, ele precisa exigir 15 segundos de processamento em um período de 30 segundos, ou 60 segundos de uso de processamento total.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Apesar disso, apenas 0,3% dos anúncios do Google excedem esses limites. Entretanto, esse pequeno percentual é responsável por 27% de todo o tráfego da rede e 28% de toda a utilização de recursos de processamento.
Ativar o recurso
O Google estabeleceu que as novas regras só serão ativadas para todos os usuários em agosto. Isso para que os anunciantes tenham tempo para se adaptarem às mudanças.
Mesmo assim, já é possível ativar o recurso, em uma fase de testes, e bloquear os anúncios na versão atual do Chrome.
Para isto, é necessário abrir uma nova aba do navegador e digitar chrome://flags na barra de endereços. Esse procedimento abre a tela de opções experimentais do Chrome onde o usuário encontrará, em inglês, a opção “Intervenção em anúncios pesados” (Heavy Ad Intervention). Depois disso, basta trocar a opção de “Default” (Padrão) para “Enable” (Ativar).
Outra opção é colar na barra de navegação “chrome://flags/#enable-heavy-ad-intervention” e ir direto para o recurso.
Leia também: Malware que rouba criptomoedas e contas do YouTube já afetou 18 brasileiros
Leia também: Golpe de empresa que prometia investimento em Bitcoin pode chegar a R$ 1 bilhão
Leia também: Extensão do Chrome permite navegação em sites baseados no Ethereum