Em menos de um mês, a rede Bitcoin Lightning sofreu mais um colapso. Assim, o evento ocorreu entre os usuários que usavam o cliente LND (Lightning Network Daemon). Portanto, com a falha os usuários ficarem fora de sincronia, limitando a abertura ou fechamento de canais de pagamento.
No entanto, apesar do fracasso, a rede continuou a encaminhar pagamentos.
Anteriormente, em 10 de outubro, uma transação de quase 1.000 assinaturas fez com que a rede sofresse interrupções. Assim, como correção, o código sofreu alterações com um novo valor, especificamente maxWitnessItemPerInput (que coleta o número máximo de assinaturas) para 500.000.
No entanto, mesmo com a correção, a rede voltou da ‘dar problema’. Desse modo, em 01 de novembro, um usuário deliberadamente e como um teste de estresse criou uma transação que fingia ter 500.001 “assinaturas”. Portanto, como da outra vez, isso fez com que os clientes LND travassem.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Bitcoin
A criação de uma transação desse tamanho ocorreu graças ao Taproot, uma das atualizações mais recentes e importantes que o Bitcoin recebeu. Desse modo, com Taproot, há suporte para transações com um número maior de assinaturas.
O LND é o cliente de nó mais usado na rede Lightning. Mesmo os nós com maior capacidade e com o maior número de pagamentos roteados trabalham diariamente usando este cliente. Portanto, a falha foi bastante significativa dentro da rede.
O usuário que criou a transação, e que usou o handle brqgoo no GitHub, sugere que o valor maxWitnessItemPerInput seja alterado para 4.000.000. Portanto, com isso, ele acha que o problema pode não ocorrer novamente.
Seguindo a sugestão, a equipe de desenvolvimento do LND lançou uma nova versão do cliente (v 0.15.4) que resolve esse problema. Dessa forma é necessário que todos os nós que usam o LND sejam atualizados.
O desenvolvedor Rene Pickhardt informou que a equipe de desenvolvimento do LND estava ciente desse vetor de ataque. Assim, Pickhardt explicou que mudar o maxWitnessItemPerInput para 4.000.000 já havia sido sugerido pela equipe de desenvolvimento.