O código da blockchain de Prova de Participação (proof-of-stake, ou PoS) do Ethereum está prestes a ser finalizado já no mês que vem, conforme mostra a publicação da Coindesk.
Em uma ligação quinzenal entre desenvolvedores do Ethereum, Justin Drake, pesquisador da Fundação Ethereum, disse que as especificações de código para a primeira fase da transição do Ethereum para uma rede de prova de participação estão prontas para serem finalizadas em 30 de junho. projetos para desenvolvedores que procuram trabalhar no blockchain de próxima geração da ethereum. Essas especificações são efetivamente modelos para desenvolvedores que desejam trabalhar no blockchain de última geração da ether.
“Eu tenho continuado a refinar o Phase Zero em preparação para o congelamento de especificações que estamos segmentando para o dia 30 de junho”, comentou Drake. “Ainda estamos no caminho certo. Ainda assim, simplificações [de código] estão chegando, o que é ótimo e o processo de pentear também é para encontrar bugs finais.”
O Ether avançou em direção à uma grande atualização, apelidada de Ethereum 2.0, que mudaria radicalmente a forma como a rede da segunda maior criptomoeda do mercado cria blocos e verifica as transações. Conforme explicado pelo fundador do Ethereum Vitalik Buterin em uma recente entrevista na conferência de Ethereum ETHCapetown, o Ethereum 2.0 tem “dois principais componentes”.
“Um é o Casper, que é o nosso algoritmo de prova de participação que substitui a mineração por algo que consideramos muito mais eficiente”, disse Buterin na época. “A segunda parte é o sharding, que é essa melhoria de escalabilidade que acontece porque você não precisa mais de todos os computadores da rede para processar todas as transações na rede.”
Buterin acrescentou que, com o sharding, ele prevê um “aumento de 1.000 vezes a escalabilidade” da rede. No entanto, o sharding só virá nas duas fases posteriores do lançamento do Ethereum 2.0. A primeira fase – apelidada de Phase Zero (fase zero, em português) – lança estritamente a blockchain de Prova de Participação do Ethereum.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Chamada de “Beacon Chain”, a Phase Zero ativará um novo sistema de validação de bloco no qual os validadores – em vez dos mineradores – colocam tokens na rede e votam em diferentes propostas de bloco.
Como afirma Ben Edgington, desenvolvedor do Ether, em um post no blog, a Beacon Chain preencherá várias funções, incluindo gerenciamento de validadores e suas participações; organizar os validadores em comissões para votar os blocos propostos; aplicar as regras de consenso; aplicar recompensas e penalidades aos validadores; e mais.
Leia também: Vitalik propõe recompensas maiores para o próximo algoritmo de consenso PoS do Ethereum