Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Resenha

Nostr: conheça protocolo criado por brasileiro que utiliza o Bitcoin para descentralizar redes sociais

  • Por Luciano Rocha
  • - 22/12/2022
  • às 08:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Nostr: conheça protocolo criado por brasileiro que utiliza o Bitcoin para descentralizar redes sociais
Foto: Freepik

Recentemente, um novo protocolo tem chamado a atenção no Bitcoin Twitter por causa de sua capacidade revolucionária de descentralizar as redes sociais. O protocolo chama-se Nostr e é fruto da obra de um brasileiro, o desenvolvedor que atende pelo pseudônimo de fiatjaf.

Esse protocolo utiliza um sistema muito parecido com o Bitcoin (BTC). Por exemplo, enquanto o BTC utiliza os nós para descentralizar a rede, o Nostr tem seus “relays” que fazem a mesma função. Além disso, o sistema não exige quaisquer dados dos usuários que quiserem utilizá-lo.

A primeira aplicação do Nostr foi na criação do Damus App, uma espécie de Twitter descentralizado que utiliza o mesmo sistema de chaves do BTC. Ou seja, cada usuário tem uma chave pública – que funciona como um nome de usuário – e a chave privada que é a senha de sua conta.

O brasileiro Diego Kolling, criador do Noderunners Brasil, elogiou a iniciativa de maneira efusiva em sua conta no Twitter.

“E nasce uma rede social DESCENTRALIZADA “de uma vez por todas”! Nela, não posso ser censurado ou derrubado – nem você! Protejo o meu conteúdo com a mesma tecnologia que protejo meu Bitcoin”, disse.

  • Leia também: Analista prevê Bitcoin fechando ano em R$ 72 mil 

Na mira de Jack Dorsey

O Nostr chama-se assim porque esse nome é a abreviação de abreviação de Notes and Other Stuff Transmitted by Relays. Isto é, “Notas e outras coisas Transmitidas por Relays”, em tradução livre. A palavra também é uma referência a “nostro”, ou “nosso” em latim, e desperta a ideia de uma ferramenta criada por toda e para toda a comunidade.

Seu criador, o pseudônimo fiatjaf, é um brasileiro que trabalha atualmente na carteira Lightning ZDB, mas que desenvolveu vários projetos voltados para o BTC. Portanto, alguém que já conta com uma experiência enorme usando a blockchain do BTC.

Por meio do protocolo, é possível criar diversas aplicações descentralizadas impossíveis de censurar e que garantem a privacidade e segurança dos usuários. Ou seja, quem utiliza as aplicações do Nostr pode facilmente evitar sanções ou censuras impostas por estados.

E o serviço chamou a atenção de ninguém menos do que Jack Dorsey, criador do Twitter e da Block, que resolveu apostar no projeto. Dorsey realizou uma doação de 14 BTC, no valor de cerca de R$ 1,28 milhão, para financiar o desenvolvimento do Nostr.

A doação ocorreu graças a Koty Auditore, que foi ao Twitter para estimular Dorsey a financiar o Nostr. O criador do Twitter publicou suas opiniões sobre a necessidade de um protocolo de Internet nativo para mídia social no passado. Auditore, por sua vez, disse que o Nostr poderia interessar a ele.

Dito e feito, Dorsey respondeu ao tweet duas horas depois, dizendo que estava “descobrindo como fazer a doação”. Aproximadamente 24 horas depois disso, ele distribuiu fundos para o desenvolvedor fiatjaf.

  • Leia também: Elon Musk afirmou que governo dos EUA pagou milhões para Twitter censurar informações

Como utilizar?

Por enquanto, a principal aplicação do Nostr é o “Twitter descentralizado”, uma ferramenta que permite a criação de mensagens de maneira anônima e sem a necessidade de expor seus dados.

Para utilizá-la, existem duas formas. A primeira é fazer o download do aplicativo chamado Damus App, mas que está disponível apenas para sistemas iOS. Quem não tem iPhone pode utilizar o site Astral Ninja para se cadastrar.

Ao entrar no site, vai aparecer a tela abaixo onde você terá que gerar suas chaves. A chave pública é a sua identidade no site e a chave privada te dá acesso a sua conta. Basta clicar nas opções “public key” ou “private key” e depois clicar em “generate”. Por fim, clique no botão “proceed” para confirmar.

Fonte: Astral Ninja.

Fonte: Astral Ninja.

Em seguida, a tela vai mostrar as suas chaves pública e privada para acessar ao site. Guarde-as bem, pois assim como ocorre com o BTC, não é possível recuperá-las em caso de perda.

Por fim, basta escolher um nome de usuários e fazer uma breve descrição do seu perfil (até 150 caracteres). Pronto, você já pode usar a rede.

Caso queira que algum conhecido seu comece a te seguir, basta compartilhar a chave pública do seu perfil com essa pessoa. 

  • Leia também: XRP pode ter futuro brilhante se vencer a batalha legal contra SEC, diz analista

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.