A Nike se prepara para seguir os passos de sua grande concorrente Adidas e entrar no Metaverso. Seu primeiro passo, conforme anúncio divulgado na segunda-feira (13), é a compra da RTFKT Studios. A plataforma é especializada na criação de tokens não fungíveis (NFT).
De acordo com John Donahoe, CEO da Nike, a RTFKT mostrou sintonia com a filosofia da Nike, sobretudo nos aspectos digitais.
“Estamos adquirindo uma equipe muito talentosa de criadores com uma marca autêntica e conectada. Nosso plano é investir na marca RTFKT, servir e aumentar sua comunidade inovadora e criativa e estender a pegada digital e as capacidades da Nike”.
Para celebrar a parceria, o estúdio lançou um vídeo com alguns avatares segurando tênis da Nike. Algumas das obras também continham a logomarca do RTFKT.
RTFKT is now a part of the NIKE, Inc. family. ??? pic.twitter.com/5egNk9d8wA
— RTFKT Studios (@RTFKTstudios) December 13, 2021
Rivalidade esportiva no Metaverso
Essa aquisição faz da Nike a empresa mais recente a aderir ao Metaverso, uma versão da Internet que vai combinar a realidade virtual e aumentada com a computação tradicional. No entanto, a aquisição do RTFKT não foi a primeira investida da Nike neste mercado.
No mês passado, a empresa lançou um projeto chamado NIKELAND, em colaboração com o jogo RPG Roblox. O NIKELAND transporta a sede da Nike inteira para o Metaverso, incluindo a sede administrativa e as quadras de testes dos materiais esportivos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Através desse metaverso, os jogadores do Roblox podem testar suas habilidades competindo em vários mini-jogos, como pega-pega, por exemplo. O NIKELAND também possui NFTs dos produtos da empresa para criar seus próprios jogos.
Também em novembro, a Nike enviou quatro solicitações de registro de bens virtuais da marca ao Escritório de Marcas e Patentes dos EUA. Ou seja, é possível que a empresa tenha intenção de expandir seu Metaverso para outros terrenos.
No início de dezembro, a rival Adidas fechou uma parceria com o Bored Ape Yatch Club, conforme noticiou o CriptoFácil. Neste caso, a empresa alemã terá como foco a criação de NFTs de seus produtos.
Adidas e Nike sempre foram grandes rivais no mercado esportivo, sobretudo nos esportes estadunidenses. Dessa vez, a rivalidade pode ir além do mundo real e trazer diversas inovações em ambos os metaversos.
Leia também: Dogecoin sobe 20% após Elon Musk dizer que Tesla aceitará criptomoeda para pagamentos
Leia também: Mais da metade dos investidores institucionais acreditam que o Bitcoin vai despencar em 2022
Leia também: Analista aponta o rumo do preço no token de metaverso The Sandbox