A blockchain do Bitcoin (BTC) permite a criação de contratos inteligentes, contudo, alguns deles não são ‘bem vindos’ pelos desenvolvedores de BTC. Desse modo a blockchain que era para ser ‘sem censura’ e ‘descentralizada’ pode ter que lutar contra seus próprios desenvolvedores que querem censurar o protocolo.
Parece estranho mas é isso mesmo, diversos cypherpunks, incluindo cypherpunks “Raiz”, como Adam Back estão defendendo a implementação de censura na blockchain do Bitcoin.
Tudo começou com o “protocolo Ordinals”, um tipo de NFT lançado na rede principal Ethereum, que recentemente se espalhou para o BTC.
Os maximalistas do BTC, que acreditam que o Bitcoin é um ativo digital superior quando comparado a outras criptomoedas, recomendaram a “censura” dos novos NFTs, conhecidos como ‘inscrições’, na blockchain do Bitcoin. Uma delas, recentemente, criou uma das maiores transações históricas na blockchain do BTC.
NFTs no Bitcoin
Enquanto os desenvolvedores da Ethereum estão trabalhando para tornar a blockchain ETH resistente à censura, a comunidade BTC, influenciadores e desenvolvedores do Bitcoin Core estão pedindo aos mineradores que censurem “transações indesejáveis” nas inscrições.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O debate sobre a censura do Bitcoin ocorre depois que os protocolos Ordinais trazem NFTs de memes para a rede principal. O desenvolvimento dividiu a comunidade.
Casey Rodarmour, o criador do protocolo Ordinals, anunciou que as “Inscrições” estão finalmente prontas para a rede principal do BTC. O projeto semelhante ao NFT da Rodarmour é descentralizado, imutável, sempre on-chain e nativo do Bitcoin.
As inscrições são feitas em satoshis, que são rastreadas e transferidas usando a teoria ordinal, o que lhes dá identidades individuais e permite que sejam rastreadas e transferidas através de transações. As inscrições começaram a aparecer na rede principal do Bitcoin.
O projeto de Rodarmour dividiu a comunidade BTC em duas, com alguns argumentando que o desenvolvimento oferece mais casos de uso financeiro para o Bitcoin, enquanto outros dizem que está se afastando da visão de Satoshi Nakamoto do Bitcoin como um sistema p2p.
Isso levou grandes nomes da história do BTC a pedir para os mineradores censurar transações indesejáveis. Entre os defensores da censura estão Adam Back e Luke Dashjr.
Os desenvolvedores estão preocupados com a cultura de memes sendo trazida para o Bitcoin, sugerindo que os desenvolvedores levem sua “estupidez” para outro lugar.
- Leia também: Depois de 5 anos desaparecida, CryptoQueen ressurge