A Nasdaq e o UBS, bem como outras 12 instituições bancárias, uniram-se para lançar uma criptomoeda própria, apelidada de “bitcoin-like” e que será usada para realizar transações internacionais. Segundo informações publicadas na mídia chinesa, uma joint venture chamada Fnality International foi criada para gerenciar o projeto.
De acordo com a reportagem, a criptomoeda será chamada “moeda de liquidação de serviços públicos”, ou, abreviadamente USC, e guarda muitas similaridades com o projeto do banco JP Morgan Chase, a JPM Coin. O USC poderá ser usado tanto como uma ferramenta de pagamento quanto como um “mensageiro” – carregando todas as informações necessárias para reduzir o tempo e o custo da transação.
Lidar com uma transação pode envolver muitos aspectos, especialmente transações transnacionais. Transações internacionais geralmente levam vários dias ou até semanas, e é comum que uma das partes não consiga concluir a transação. Agora, em sistemas de negociação transfronteiriços baseados em blockchain, funções previamente realizadas por terceiros serão integradas ao sistema de negociação.
“A blockchain elimina todos os riscos que resultam em ineficiência e alto custo de transação, incluindo risco de liquidação, risco de contraparte e risco de mercado”, destacou Hyder Jaffrey, chefe de investimento estratégico do UBS.
O USC será supostamente uma stablecoin lastreada em dólares norte-americanos e suportado pelo próprio recurso dos bancos participantes do projeto. Rhomaios Ram, CEO da Fnality, disse que a empresa estava trabalhando com reguladores em vários países para obter aprovação. A supervisão é um grande obstáculo para o desenvolvimento da blockchain, mas Ram está confiante de que o USC será totalmente colocado em uso dentro de 12 meses.
Leia também: Nasdaq lança índices de preços de Bitcoin e Ethereum em tempo real
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora