No dia 28 de fevereiro, por meio de uma publicação no Medium, a Nano anunciou um aumento de dificuldade em seu algoritmo de prova de trabalho a ser implementada na versão Athena V21.
A mudança inclui duas mudanças: a habilidade de dividir o trabalho entre tipos de blocos e pode atualizar os níveis de dificuldade. O aumento na dificuldade impactará envios e mudanças em oito vezes, além de reduzir a recompensa para receber a 1/8 do valor atual.
Motivos para aumentar a dificuldade
De acordo com a equipe da Nano, as mudanças são necessárias em razão dos níveis atuais de dificuldade terem sido estabelecidos há quatro anos. Com o avanço em termos de gasto de energia e efetividade dos hardwares de mineração, a probabilidade de um ataque na rede aumenta. A medida visa resolver preocupações no curto prazo sobre estes ataques.
Sem um forte incentivo econômico para impulsionar a criação de hardware especializado, a principal preocupação da Nano atualmente se dá sobre as capacidades de GPU e CPU. O objetivo do projeto, segundo a publicação, é aumentar a dificuldade a fim de adicionar uma camada de proteção, mantendo ainda um nível de esforço razoável para usuários e serviços na rede.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Embora balancear essa relação entre dificuldade e recompensas requeira diversas mudanças, as alterações anunciadas recentemente pela Nano têm como meta fornecer proteção no curto prazo – ganhando tempo enquanto estratégias de longo prazo são pesquisadas, desenvolvidas e implementadas.
A decisão sobre os aumentos
As discussões sobre aumento de dificuldade, segundo a Nano, tiveram início em 2019. No início de 2020, a discussão ganhou tração e começou a ser difundida em canais de comunicação mais amplos. Com base no retorno dos usuários, a equipe por trás das mudanças entendeu ter encontrado o equilíbrio certo entre os aumentos no custo e tempo de resolução de bloco, experiência do usuário.
A Nano também anunciou o acréscimo da habilidade de requerer diferentes níveis de dificuldade com base nos tipos de bloco, a fim de ajudar a moldar os custos de geração de blocos para diferentes casos de uso. Com a Athena, o projeto promete simultaneamente aumentar a dificuldade de envio e mudança em oito vezes, enquanto o recebimento será reduzido para 1/8.
Com base nas mudanças, se um trabalho para enviar e receber for feito, o aumento será de 4x mais em comparação aos valores atuais. Contudo, o impacto na rede e nos usuários se dará de forma diferente.
Leia também: A história do Bitcoin parte 24: O primeiro halving