Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Nada de fake news: blockchain é usada em notícias envolvendo eleições

  • Por Lorena Amaro
  • - 22/10/2020
  • às 20:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Nada de fake news: blockchain é usada em notícias envolvendo eleições

A startup brasileira OriginalMy está implementando uma solução em blockchain para combater fake news nas eleições municipais de 2020.

Trata-se do serviço chamado PAC Eleitoral (Prova de Autenticidade de Conteúdo Eleitoral), iniciativa inédita no país, segundo a startup.

O objetivo da OriginalMy com a solução é reduzir o impacto de notícias falsas sobre campanhas de candidatos.

Prova de Autenticidade de Conteúdo Eleitoral

Conforme noticiou o BOL nesta quinta-feira (22), o PAC Eleitoral vai atestar a veracidade de conteúdo difamatório em circulação na internet.

Para isso, a ferramenta une duas soluções tecnológicas. O PACDigital, que funciona como um certificado de autenticidade para arquivos digitais, e o PACWeb, um plugin que coleta provas e gera relatórios de conteúdos publicados na internet.

Com o PACDigital o próprio candidato pode comprovar se determinado material de campanha é de fato o dele. Dessa forma, evitando plágios ou desinformação.

A advogada de direito digital Samara Castro, parceira da OriginalMy na criação do PACDigital, explicou:

“Na era da deepfake, é muito importante que, antes de qualquer tipo de exposição na mídia, o arquivo original seja autenticado para que seja possível fazer a comprovação, no caso de conteúdos adulterados para algum tipo de má-fé ou ataque virtual.”

Já o plugin do PACWeb, é acionado toda vez que o usuário acessa conteúdos mentirosos ou difamatórios. 

Assim, a ferramenta captura a página e gera um relatório com todos os metadados. As informações incluem: data, horário da coleta, endereço de IP e geolocalização do aparelho usado.

“O ‘printscreen’ [captura de tela] é um arquivo de imagem e não garante que seja um conteúdo verdadeiro porque é facilmente manipulável, qualquer pessoa pode mexer na imagem. O plugin gera um relatório automático que remove qualquer possível alteração da página onde consta o conteúdo”, afirma a advogada.

Solução não é suficiente para combater fake news

À reportagem da BOL, Priscilla Menezes, professora de direito empresarial da ESPM Rio, explicou que só blockchain ainda não é suficiente para resolver o problema das fake news nas eleições. 

Para ela, o serviço ajuda a retirada de um conteúdo do ar e oferece mais segurança ao candidato. Entretanto, é ineficiente na prevenção do surgimento de desinformação.

“A ferramenta é interessante, mas não é suficiente para dar conta desse cenário bizarro que a gente tem hoje”, diz Menezes, que fez doutorado sobre blockchain. 

Além disso, ela observa que a ferramenta só emite um relatório, mas os algoritmos não verificam os conteúdos.

Ou seja, nada impede, segundo a advogada, que um candidato registre uma fake news em blockchain para dar ar de autenticidade.

“Eu posso autenticar um documento em blockchain dizendo que eu sou a legítima e soberana rainha do Reino Unido. Eu sou a rainha da Inglaterra? Infelizmente não, mas vai estar lá essa informação. Se eu levo para um cartório um documento dizendo que eu sou a legítima rainha da Inglaterra, ninguém vai autenticar um negócio desses porque eles vão conferir o conteúdo”, exemplificou.

Leia também: Revista Veja faz piada sobre preço do Bitcoin e erra

Leia também: Hacker pede Bitcoin em troca de dados de eleitores dos EUA

Leia também: Forbes aponta 3 fatores importantes para adoção de blockchain

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.