Início » Últimas Notícias » Motivos para você não deixar seus bitcoins em exchange

Motivos para você não deixar seus bitcoins em exchange

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Exchange não é carteira.” – Talvez uma das frases mais faladas pela comunidade de usuários de bitcoin, ela deixa claro uma das principais naturezas da moeda digital: fazer do usuário o seu próprio banco.

Muitos membros experientes dentro da comunidade sempre alertam que, se você quer investir em bitcoin, aprenda antes como armazená-lo de forma adequada. E muitos novos usuários procuram exchanges para fazer isso, esperando encontrar ali um ambiente seguro e confiável. Só que elas não são.

Publicidade

Ataques a exchanges e o risco da contraparte

Quero deixar claro que, naturalmente, não estou afirmando que todas as exchanges são desonestas ou irão roubar os bitcoins dos seus clientes. Mas deixar as moedas nas carteiras dessas empresas introduz um risco: o risco da contraparte.

Podemos trazer 3 exemplos para ilustrar esse risco. Em 2014, a Mt. Gox – na época a maior exchange do mundo – foi vítima de um golpe que causou a maior perda de bitcoins da história: mais de US$ 400 milhões foram perdidos pela exchange. Outro caso que ficou conhecido foi o da Bitfinex, onde a ocorrência de um ataque hacker causou prejuízo estimado em 65 mil bitcoins (cerca de US$ 128 milhões na época).

Tais casos de falhas em exchanges também ocorreram no Brasil. Em 2013, a exchange Mercado Bitcoin foi vítima de um ataque em seus sistemas, que permitiu saques de valores armazenados nas carteiras da corretora. Isso gerou um prejuízo milionário para centenas de clientes da empresa, que acabaram tendo prejuízo nas compras de bitcoins, ou perderam completamente seu dinheiro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Esses casos mostram que, ao colocar bitcoins nas mãos de terceiros, o usuário acaba por abrir mão da posse da suas moedas, ainda que temporariamente. Isso anula uma das principais vantagens que surgiram com o bitcoin: o poder do usuário de custodiar o seu dinheiro por conta própria, a custos quase irrisórios e com total segurança.

Como operar em exchanges com mais segurança?

A primeira coisa a ser aprendida por qualquer novo usuário de criptomoedas é a frase de abertura deste artigo: exchanges não são carteiras. Portanto, JAMAIS guarde todos os seus fundos em uma dessas empresas.

Caso tenha interesse em fazer trade ou qualquer outra operação, deixe na exchange apenas o valor que irá utilizar nas operações.

Publicidade

Outra importante dica é ativar a autenticação em dois fatores (conhecida como 2FA). As exchanges costumam oferecer a opção de enviar o código por e-mail, celular ou as duas. Assim, é possível identificar se a sua conta está sendo hackeada e impedir o roubo de fundos.

Como armazenar bitcoins de forma segura?

Mas, então, qual a forma mais segura de armazenar bitcoins? – Na realidade, existem duas formas seguras de fazer isso: usando hardware wallets ou paper wallets.

As hardware wallets são carteiras físicas, geralmente na forma de pen drive (Ledger) ou de um dispositivo pequeno (Trezor). O fato de armazenarem suas chaves privadas em um cartão fora da internet permite que elas possam ser usadas sem riscos a partir de qualquer computador.

Publicidade

Algumas hardware wallets, como a Ledger Nano S, permitem o armazenamentos de várias moedas diferentes, o que traz para o usuário menos experiente a praticidade de não ter que criar várias carteiras em locais diferentes.

Outra vantagem dessas carteiras é a praticidade. Elas podem ser usadas inúmeras vezes tanto para saques de bitcoin quanto para depósitos, o que facilita para quem faz muitas movimentações e deseja ter segurança.

Já a desvantagem está em seu custo, que pode ser elevado para algumas pessoas.

Publicidade

Para quem deseja ter uma carteira segura mas não quer investir muito dinheiro, a outra opção são as paper wallets (“carteiras de papel”, em inglês). Elas são carteiras que possuem custo zero ou irrisório, pois podem ser feitas em um simples pedaço de papel.

Paper wallets são carteiras criadas totalmente off-line, sem o uso de internet. Por causa disso, são totalmente imunes a qualquer tipo de vírus ou ataque hacker. No entanto, elas requerem um maior conhecimento de tecnologia para serem criadas, o que pode ser um pouco difícil para usuários mais iniciantes. Para mais informações sobre como criar uma paper wallet, clique aqui.

Além disso, elas têm pouca praticidade de uso, pois embora possam ser usadas várias vezes para depósitos, só podem ser usadas uma vez para saque. Trata-se, portanto, de uma carteira indicada para usuários mais experientes, que tem o objetivo de guardar bitcoins no longo prazo.

Publicidade

Considerações importantes

Algumas coisas que devem ser levadas em conta na hora de guardar seus bitcoins:

1) nunca faça uma paper wallet em um computador ligado à internet. Isso pode comprometer a segurança da chave privada e submeter a carteira a roubo dos fundos;

2) jamais compartilhe a sua chave privada e a senha com alguém que não seja da mais estrita confiança;

3) caso opte por comprar uma hardware wallet, certifique-se que o vendedor possui boa reputação e que a carteira comprada nunca foi utilizada antes.

Siga essas dicas e você terá seu bitcoins e outras moedas digitais armazenada com segurança e verdadeiramente seus.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

12 comentários em “Motivos para você não deixar seus bitcoins em exchange”

  1. Giovanni - Projeto Divi

    A segurança é um dos pontos mais delicados quando se fala de criptomoedas. Por ser peer-to-peer, não temos muitas garantias nem possibilidade de reembolso em casos de ataques ou outras ameaças, e isso dificulta muito a popularização das criptos.

    Por isso levamos a segurança muito a sério no Projeto Divi, a nova criptomoeda que estamos desenvolvendo. Tudo foi levado em conta com diversos recursos integrado em uma poderosa Smart Wallet que dispensa exchanges externas.

    Saiba mais em: https://medium.com/diviproject-portuguese/seguran%C3%A7a-para-o-projeto-divi-9afc557c3f08
    diviproject.org/portuguese

  2. INVISTA SUAS HORAS GASTAS NO ZAP E FACEBOOK E GANHE DINHEIRO COM BITCOINS/ALTCOINS.

    QUEM NÃO TEM $ PARA COMPRAR ou INVESTIR EM MINERAÇÃO, PODE USAR AS FAUCETS. ELAS SÃO TORNEIRAS QUE PINGAM MOEDAS EM SUA CONTA, EM TROCA DE CLIQUES E ACESSOS.

    DGB – Digibyte
    https://goo.gl/jnSPbs

    XRP – Ripple
    https://goo.gl/5Fs12A 

    A FORMA DE INVESTIMENTO MAIS DEMOCRÁTICA EM QUE TODOS PODEM PARTICIPAR.

    ABRA UMA CONTA GRATUITA NA BITTREX.COM , OBTENHA SEUS ENDEREÇOS PARA COMEÇAR A GANHAR.

  3. Boa matéria, mas tem ser justo quanto as notícias, vale lembrar que ao sofrer ataque de Hackers o Mercado Bitcoin ( Exchange do Brasil) , não repassou o prejuízo para seus usuários e absorveu todo prejuízo para ela mesma, Mercado Bitcoin hoje é mais confiável Exchange no Brasil

    1. Moreno Schroeder Gonçalves

      Mas eles não disponibilizam a chave privada da sua carteira, portanto você ainda não está 100% seguro. O que acontece se a empresa falir?, ou se for novamente atacada em proporções maiores? A única forma 100% segura de armazenar sua carteira bitcoin é tendo acesso a sua chave privada.

    1. Paulo pode pesquisar sobre a MMM BRAZIL, você não vai achar ninguém reclamando, isso porque já está no Brasil a pelo menos 7 anos.
      Você deve pesquisar antes de julgar.
      Vida longa a MMM BRAZIL.

        1. Desde quando a MMM paga alguém? Para vc ter a ideia do seu equivoco, a MMM nunca pagou ninguém mesmo, pois a única coisa que a MMM BRAZIL faz é, gerenciar os pagamentos efetuados entres os PARTICIPANTES.

Deixe um comentário