A exchange de criptomoedas Kraken anunciou que encerrará o suporte ao Monero (XMR) na Área Econômica Europeia (EEE) até o final de outubro. Em comunicado divulgado no dia 1º de outubro, a empresa explicou que tomou essa decisão em resposta a recentes mudanças regulatórias na região.
A partir de 31 de outubro de 2024, às 15h UTC, a Kraken suspenderá as negociações e depósitos de todos os pares de Monero (XMR/USD, XMR/EUR, XMR/BTC, XMR/USDT) para clientes registrados na EEE. Além disso, encerrará automaticamente qualquer ordem aberta de XMR no mesmo horário.
Os usuários que possuem Monero na Kraken terão até 31 de dezembro de 2024 para retirar seus ativos. Após essa data, a plataforma converterá automaticamente qualquer Monero não reivindicado em Bitcoin. Os fundos resultantes dessa conversão irão para os usuários que não tiverem retirado seu Monero até o dia 6 de janeiro de 2025.
Esta não é a primeira vez que a Kraken toma medidas contra o Monero na região. Meses atrás, a exchange já havia deslistado o ativo na Irlanda e na Bélgica. Contudo, a exchange não divulgou os motivos para essas ações anteriores.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Leia também: Binance ganha licença para operar na Argentina
Kraken encerra suporte para Monero no EEE
Riccardo Spagni, analista de blockchain, sugeriu que a remoção do Monero na Europa poderia ter relação com a dificuldade das autoridades em rastrear transações feitas com o ativo. De acordo com Spagni, se fosse possível monitorar as transações com Monero de forma eficiente, os reguladores provavelmente prefeririam manter a criptomoeda nas exchanges como ferramenta de vigilância.
Recentemente, um vídeo vazado da empresa de análise blockchain Chainalysis gerou discussões sobre as verdadeiras capacidades de privacidade do Monero. O vídeo, removido posteriormente, sugeria que era possível rastrear as transações com Monero. Isso levantou questionamentos sobre a integridade das proteções de privacidade oferecidas pela moeda.
Em resposta ao anúncio da Kraken, o valor do token da Monero, o XMR, sofreu uma queda significativa de cerca de 7% nas últimas 24 horas. De acordo com dados do CoinGecko, no momento da redação desta matéria, o criptoativo está custando US$ 142,58.
Esse movimento de queda acompanha uma tendência mais ampla de baixa no mercado de criptomoedas, que também impactou o Bitcoin e outros grandes ativos digitais no mesmo período. Analistas de mercado associam essa tendência descendente ao aumento das tensões no Oriente Médio.