Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Bitcoin

MIT analisa 200 mil transações de Bitcoin e descobre que 2% delas ocorreram para fins ilícitos

  • Por Luciano Rocha
  • - 06/08/2019
  • às 07:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
MIT analisa 200 mil transações de Bitcoin e descobre que 2% delas ocorreram para fins ilícitos

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a empresa de análise de blockchain Elliptic publicaram um conjunto de dados públicos sobre transações de Bitcoin associadas a atividades ilícitas.

De acordo com a Coindesk, o estudo do grupo detalhou como os pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artifical MIT-IBM Watson usaram o software de machine learning para analisar 203.769 transações na blockchain do Bitcoin; no total, um valor de aproximadamente US$6 bilhões em transações. A pesquisa explorou se a inteligência artificial poderia ajudar nos procedimentos atuais de combate à lavagem de dinheiro (AML).

Minoria risível

O trabalho inicial da Elliptic identificou que apenas 2% das transações de 200 mil Bitcoins no conjunto de dados foram consideradas ilícitas. 21% foram identificadas como lícitas e a grande maioria das transações, cerca de 77%, permaneceu sem classificação (uma estimativa coloca que ocorreram 440 milhões de transações de Bitcoin desde o lançamento da rede em janeiro de 2009).

Para ser claro, os 2% vêm de um conjunto de dados que anteriormente não era público e foi meramente confirmado pela análise dos pesquisadores do MIT. O ponto de dados está de acordo com um estudo da Chainalysis, que estimava que apenas 1% das transações de Bitcoin em 2019 eram associadas à alguma atividade ilícita.

Como a Elliptic é frequentemente contratada por agências policiais em todo o mundo para identificar atividades ilegais que usam criptomoedas, esta pesquisa teve como objetivo identificar padrões que podem ajudar a distinguir o uso ilícito do uso legal de Bitcoins, especialmente entre indivíduos sem banco ou outras entidades desconhecidas.

“Um grande problema com a conformidade em geral são os falsos positivos. Portanto, um dos objetivos desta pesquisa é minimizar o número de falsos positivos”, disse o cofundador da Elliptic Tom Robinson. “A principal conclusão é que as técnicas de machine learning são muito eficazes para encontrar transações ilícitas.”

Às vezes, Robinson acrescentou, o software era capaz de encontrar padrões que seriam difíceis de descrever, mas ainda combinados com entidades conhecidas, baseados em dados pré-existentes de mercados de darknet, ataques de ransomware e outras investigações criminais.

Estudo aberto

Após o estudo acadêmico, a Elliptic divulgou o mesmo conjunto de dados para incentivar contribuições de código aberto.

“No lado de combate à lavagem de dinheiro, estamos compartilhando nossos primeiros experimentos com especialistas do setor para solicitarmos feedback”, disse Mark Weber, pesquisador do MIT, à CoinDesk, acrescentando: “Também esperamos que o lançamento do conjunto de dados da Elliptic inspire outras pessoas a se unirem ao esforço de ajudar a tornar nossos sistemas financeiros mais seguros, desenvolvendo novas técnicas e modelos para combater esse tipo de crime.”

Leia também: MIT analisa 200 mil transações de Bitcoin e descobre que 2% delas ocorreram com fins ilícitos

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.