Na próxima quarta-feira, dia 5 de agosto, a corregedoria do Ministério da Economia vai promover a segunda edição do webinário “Lavagem de Dinheiro via Criptoativos”.
Naturalmente, criptomoedas e tecnologia blockchain farão parte da programação do evento.
Organizado pela Coordenação-Geral de Investigação e Inteligência da corregedoria, o webinário tem como público membros de órgãos convidados.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até às 18h do dia 3 de agosto, próxima segunda-feira.
Programação
A abertura do seminário online será com uma palestra sobre Regulação para enfrentamento da lavagem de dinheiro via criptoativos. O responsável pela apresentação será o procurador da República, Thiago Augusto Bueno.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em seguida, será abordada a utilização do Bitcoin como meio para o crime de evasão de divisas. Desta vez, quem ministrará a palestra será o procurador Leandro Bastos Nunes.
Operação Criptoshow
Haverá também um painel dedicado ao estudo de caso de uma operação recente que foi amplamente divulgada pela mídia, a Operação Criptoshow. O painelista será o Promotor de Justiça do Rio Grande do Sul, Flávio Duarte.
Essa operação, como informou o CriptoFácil, foi deflagrada pelo Ministério Público em 25 de junho.
A ação investigava um grupo de criminosos que teria desviado R$ 35 milhões da Gerdau e da Bolsa de Valores e lavado parte do dinheiro comprando Bitcoins.
Os criminosos teriam conseguido o feito burlando o sistema de segurança digital do Banco Santander.
Outras palestras
Na parte da tarde, haverá uma palestra sobre os aspectos legais de apreensões de criptoativos. O painelista será o delegado de Polícia Federal, Frederico Skora.
Em seguida, o também delegado da PF, Guilherme Helmer, abordará os “Contornos pragmáticos de investigações com criptoativos e evasão de divisas”.
Por fim, o painel apresentado pelo Oficial de Inteligência da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Robson de Oliveira Albuquerque, será sobre as ferramentas para investigações em blockchain e criptomoedas.
Leia também: Bitcoin registra em julho maior alta dos últimos 8 anos
Leia também: Polícia busca líder de pirâmide que deu prejuízo de R$ 50 milhões em Porto Alegre
Leia também: FURNAS busca solução em blockchain para o setor elétrico